A segunda edição do Festival de Inverno da Estância de São Pedro acontece ao longo do mês de julho com a participação de 46 estabelecimentos gastronômicos. Cada restaurante ou food truck desenvolveu um prato especialmente para o Festival inspirado na gastronomia italiana, com apoio das consultoras contratadas pela Prefeitura de São Pedro para acompanhar o processo de desenvolvimento, criação e montagem final dos pratos.
A dinâmica do Festival, com os pratos oferecidos nos espaços de cada estabelecimento, estimula que a população e os visitantes conheçam as opções gastronômicas da Estância, fomentando o desenvolvimento econômico e trazendo experiências novas para aqueles que visitam a cidade e para os moradores.
As opções são as mais variadas e atendem todos os paladares e bolsos. Os preços dos pratos variam entre R$ 8 e R$ 150 e vão de lanches e comidinhas de rua a refinados cortes de carne tipicamente italianos, passando por bebidas quentes, drinks e sobremesas deliciosas. O objetivo do festival é oferecer experiências gastronômicas diferenciadas e que agradem mesmo os paladares mais exigentes.
“O Festival vem com uma proposta muito interessante, que é oferecer uma variedade grande de opções de estabelecimentos e de comidas para agradar todos os paladares dos visitantes”, descreve Lea Costa, proprietária do Mafalda Café, um dos participantes.
“Desenvolvemos os pratos pensando no cardápio que os estabelecimentos já oferecem. São opções que podem ser incorporadas aos cardápios fixos dos empreendimentos, mas também oferecem uma experiência gastronômica diferente para os clientes”, destaca Ludmilla Fonseca, chef que coordena a equipe de consultoras.
Para o secretário de Turismo, Ronaldo Gasparelo, o destaque do Festival é o aumento de participantes em relação ao ano anterior. Em 2022, foram 11 restaurantes participantes, além da diversificação.
A diversidade dos pratos também se evidencia nos diversos segmentos participantes: estabelecimentos tradicionais da cidade como a Doceria Zuleika´s Doces e a Pizzaria Buona Massa, ambos com décadas de experiência, uniram-se ao Mafalda´s Café e à Chocomagic, empreendimentos inaugurados este ano na cidade.
Hotéis também abrem as portas para receber clientes em seus restaurantes, assim como os food trucks espalhados pela cidade se prepararam para atender moradores e turistas. Comida caipira servida no fogão a lenha, gelatos, drinks refrescantes e bebidas quentes, massas, petiscos e cortes de carnes. As 46 opções entre restaurantes, lanchonetes, pizzarias, choperias e bares, docerias cafés e sorveterias integram o variado e saboroso cardápio do Festival que vai de 7 de julho a 6 de agosto.