A segunda fase do “Valinhos em Ação”, que neste mês será promovido na região do Jardim do Lago, contará neste final de semana (23 e 24) com uma nova etapa do programa Castramóvel da Prefeitura. Sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, serão castrados mais 240 animais, entre cães e gatos, na ação inédita que tem como objetivo aumentar em 150% o número de castrações e zerar a fila de espera.
O Castramóvel, um ônibus itinerante equipado com centro cirúrgico, ficará estacionado na Praça do Jardim do Lago, na Avenida Dois, em frente ao campo de areia, e atenderá os animais que foram previamente cadastrados.
O atendimento móvel estreou no serviço público municipal em agosto, quando 190 animais já passaram pelo procedimento, na região do Parque das Figueiras, na primeira fase do “Valinhos em Ação”, cujo programa da Prefeitura leva simultaneamente nos bairros diversos serviços e melhorias. Nesta segunda fase a procura pelo mutirão de castrações foi ainda maior, com o preenchimento rápido de todas as 240 vagas.
“Penso que a alta procura seja tanto em razão de uma maior conscientização que as pessoas têm hoje sobre a importância e benefícios que a castração traz para os pets, como pela facilidade que o Castramóvel proporciona, pois além de ser realizado aos finais de semana e próximo às residências de boa parte dos tutores, o fato de ser gratuito também estimula a procura. Temos casos de tutores que levaram 10 e até 20 animais, sem dúvida seria inviável a castração em clínica particular”, destaca a diretora do Departamento de Bem-Estar Animal, Perla Gonçalves Couto.
Além das cirurgias gratuitas dentro do ônibus do Castramóvel, previamente agendadas pela Prefeitura, os tutores contam com toda a medicação sem custo para o tratamento pós-cirúrgico de seus peludinhos, que ainda recebem microchips para facilitar a identificação em caso de fuga ou abandono dos animais.