16 de maio de 2022
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
  • ANUNCIE
  • WHATSAPP
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Frente de prefeitos divulga manifesto em favor da democracia

Gestores aprovam documento que pede diálogo entre os poderes

Redação Por Redação
30 de agosto de 2021
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 2 mins
A A
O prefeito de Campinas durante reunião da FNP que aprovou o documento. Fernanda Sunega /PMC

O prefeito de Campinas durante reunião da FNP que aprovou o documento. Fernanda Sunega /PMC

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) se reuniu nesta segunda-feira (30) para a divulgação de uma carta aberta em que defende o diálogo entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Sem citar o nome do presidente Jair Bolsonaro, o documento diz que “provocações e atitudes desrespeitosas” geram conflitos, causam insegurança jurídica e social e comprometem o desenvolvimento das políticas públicas, “resultando em prejuízos irrecuperáveis para toda a sociedade”.

“Agora é hora de unirmos o País. E unir o País é impedir que haja esgarçamento entre os poderes”, afirmou o presidente da FNP, Edvaldo Nogueira.

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, também se posicionou favorável à carta (Leia a íntegra abaixo). “É uma nota ponderada e bem direcionada”, disse o prefeito, que também é vice-presidente de Saúde na Frente.

Durante o encontro, os prefeitos destacaram a importância do diálogo e da construção de pontes para enfrentar as dificuldades do momento, que estão sendo potencializadas com a pandemia da Covid-19.

CARTA ABERTA AO BRASIL

“Nós, prefeitas e prefeitos, democraticamente eleitos para representar a população dos nossos municípios, temos o dever patriótico de defender o Estado Democrático de Direito e o princípio constitucional de independência e da convivência harmônica entre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

Provocações e atitudes desrespeitosas geram conflitos, causam insegurança jurídica e social e comprometem o desenvolvimento das políticas públicas, resultando em prejuízos irrecuperáveis para toda a sociedade.

O Brasil precisa que suas instituições se pautem pela diplomacia, bom senso e cumprimento à Constituição Federal. O país e o povo brasileiro merecem respeito, paz e prosperidade. A pandemia da Covid-19 acrescentou aos desafios nacionais elementos de gravidade inusitada. Vivemos a maior crise de saúde pública mundial em 100 anos e, na ponta da linha, milhares de brasileiras e brasileiros lidam com questões de vida ou morte.

Estamos próximos ao trágico registro de 600 mil mortes por Covid-19 no país. A vacinação avança, mas a missão dos governantes públicos está longe de terminar, seja nos aspectos epidemiológicos ou na recuperação socioeconômica de uma sociedade amplamente abalada pela pandemia.

O país precisa de um plano de retomada econômica, sem ignorar o patamar recorde de quase 15 milhões de pessoas desempregadas; a diminuição da capacidade produtiva da economia e a volta da inflação – um cenário preocupante, que exige medidas emergenciais e a responsabilidade dos governantes, em todas as esferas.

O meio ambiente também padece, com queimadas históricas e a destruição de importantes biomas, do Pantanal à Amazônia, dos Pinheirais e searas do Paraná ao Juquery, na grande São Paulo.

Com tamanha gama de desafios a serem enfrentados pelo nosso país, não há tempo e nem espaço para desvios e desagregações. Nossas armas devem ser as boas ideias – alicerces da paz social.

Defendemos, portanto, a construção de pontes para o efetivo diálogo federativo para a pactuação e coordenação das políticas públicas. Clamamos por respeito à democracia, às instituições e à população brasileira”.

Tags: CampinasdemocraciafnpHora Campinas
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

Plataforma multimídia de notícias, análise e serviço

Notícias Relacionadas

Lideranças políticas e convidados de evento ocorrido no Royal Palm, em abril, destinado ao lançamento do livro dos 20 anos da RMC Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

Eventos corporativos turbinam a ocupação da rede hoteleira

15 de maio de 2022
Utensílio doméstico é temido na cozinha, e com razão: procedimentos inadequados podem provocar acidentes fatais Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Panela de pressão? Saiba como evitar explosão e acidentes graves na cozinha

15 de maio de 2022

Mega-Sena acumula e próximo prêmio deve pagar R$ 45 milhões

15 de maio de 2022
hand holding Orange Ribbon for Leukemia, Kidney cancer day, world Multiple Sclerosis, CRPS, Self Injury Awareness month. Healthcare and word cancer day concept

Flash mob nesta segunda-feira, na Glicério, marca o Maio Laranja em Campinas

15 de maio de 2022
Pela parceria, o templo religioso, que professa qualquer fé, pode se cadastrar, o que permite que a Cimcamp tenha acesso às imagens Foto: Divulgação

Templos religiosos de matriz africana entram no circuito público de ‘espiões’

15 de maio de 2022
Vacinação na UBS 12 de Setembro: um total de 6.486 doses já foram aplicadas no público de 5 a 11 anos na cidade Foto: Ivair Oliveira/PMJ/Divulgação

Jaguariúna: todas as doses contra a Covid para público a partir de 12 anos

15 de maio de 2022

Quer apoiar o jornalismo do Hora?
Clique ou faça a leitura do QRCode

Populares

  • Hortolândia realiza seis concursos para preencher 446 vagas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Declaração gordofóbica de Bolsonaro foi dirigida a vereador de Holambra

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Jogador do Corinthians é preso suspeito de chamar atleta do Inter de “macaco”

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Luto: morre em Campinas Ulisses Dupas, fera da mecânica de bikes

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • “A Última Transmissão”: filme sobre adeus de Brasil de Oliveira estreia nesta sexta em Campinas; confira agenda

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Seja um apoiador do Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editoras de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Editor de Fotografia

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Eduardo Martins
eduardo@horacampinas.com.br

Francisco Lima Neto
francisco@horacampinas.com.br

Gustavo Magnusson
gustavo@horacampinas.com.br

Para falar com a Redação:

E-mail

redacao@horacampinas.com.br

WhatsApp

(19) 9 8282-2651

Departamento Comercial

comercial@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido pela Agência Brasil, Lusa News e ONU News

  • ANUNCIE
  • WHATSAPP

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist