4 de dezembro de 2023
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
  • ANUNCIE
  • WHATSAPP
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • NEGÓCIOS
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • NEGÓCIOS
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Frente fria e ciclone extratropical elevam risco de tempestades no Sul e Sudeste

Inmet alerta que chuvas na região podem passar de 100 mm por dia

Redação Por Redação
3 de novembro de 2023
em Geral
Tempo de leitura: 3 mins
A A

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho para áreas do norte do Rio Grande do Sul, centro-oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, devido à previsão de chuva superior a 100 milímetros (mm) em 24 horas. Até a noite deste sábado (4), a previsão é que as chuvas passem de 200 mm nessas áreas. Haverá também impacto dos temporais no Sudeste.

O alerta vermelho é o grau de risco mais elevado e revela grande perigo de ocorrências, como danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.

Desde a quinta-feira (2), com a intensificação da pressão atmosférica (alta pressão no oceano e baixa pressão se aprofundando no continente), os ventos aumentaram de intensidade na parte leste do estado e, principalmente, no Litoral do Rio Grande do Sul.

O alerta do Inmet é que as rajadas de vento podem ficar acima de 80 quilômetros horários (km/h), eventualmente passando de 100 km/h no Litoral sul do estado entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado.

 

E há possibilidade de queda de granizo.

 

A meteorologista do Inmet, Dayse Moraes, fez a previsão do tempo. “A frente fria vai se formar no decorrer dessa sexta-feira, ainda causando bastante instabilidade e bastante chuva, com volume ainda acima de 100 mm pontualmente, podendo ocorrer entre norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Essa frente fria avançará rapidamente.”

 

Temperaturas

O novo ciclone extratropical, que avança rapidamente pelo Sul do País, está associado a uma frente fria no Litoral entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul. Com isso, uma massa de ar frio derrubará de forma acentuada as temperaturas entre a sexta-feira e a madrugada de domingo (5).

A previsão indica temperaturas mínimas em torno de 5°C a 8°C nas áreas mais frias do sul do Rio Grande do Sul e de 2°C a 5°C nas áreas mais altas do planalto gaúcho e catarinense e no extremo sul do Paraná, regiões com chance de geada fraca, durante o amanhecer de domingo.

 

Orientações

Nos momentos de tempestade, a orientação é desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. As variações e curtos na rede elétrica, sejam causados por raios ou outros fatores, podem danificar aparelhos que estejam ligados à tomada. Os dispositivos desconectados ficarão protegidos de danos e queimas.

 

Em caso de enxurrada ou enchentes, documentos importantes e objetos de valor devem ser colocados em sacos plásticos.

 

Em situação de grande perigo confirmada, os indivíduos devem procurar abrigo e evitar permanecer ao ar livre. As pessoas também precisam ficar alertas sobre os riscos de queda de árvores e de galhos, como também de raios.

Para identificar uma área de risco, leva-se em consideração diversas características presentes em uma localidade, como o relevo e a vegetação. É importante observar alterações nas encostas e terrenos, a exemplo de inclinação anormal de árvores, postes, água minando da base do barranco ou muros estufados.

Sobre possibilidades de desabamento de imóveis, os moradores precisam ficar atentos a sinais como trincas nas paredes; paredes estufadas com ou sem infiltrações, queda de reboco das paredes, estalos, portas e janelas emperrando, rachaduras no solo, água empoçada no quintal.

 

Informações

Para receber alertas de desastre por WhatsApp, é necessário se cadastrar pelo telefone (61) 2034-4611 e, em seguida, interagir com o chatbot (robô de atendimento), enviando um “Oi”.

Após a primeira interação, o usuário poderá compartilhar a localização atual ou escolher qualquer outra de seu interesse e passará a receber mensagens encaminhadas pelos órgãos de Defesa Civil locais. Outros modos são enviar o CEP (código de endereçamento postal) ou digitar o nome do município e enviar ao número acima.

Para mais informações e orientações quando se percebem sinais de perigo, estão disponíveis os telefones da Defesa Civil (199) e do Corpo de Bombeiros (193). Também é possível consultar as redes sociais do Instituto Nacional de Meteorologia.

(Agência Brasil)

Tags: ciclone extratropicalclimafrente friaInmetmeterorologiaSultempestadestempo
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

Plataforma multimídia de notícias, análise e serviço

Notícias Relacionadas

Banco Central: para 2024, taxa inflacionária deve ser menor: 3,92%. Foto: Arquivo

Mercado financeiro prevê que inflação fechará o ano em 4,54%

4 de dezembro de 2023
O sal-gema é considerada uma matéria-prima versátil para a indústria química Foto: Divulgação

Entenda o que é sal-gema e por que sua extração gerou problemas em Maceió

3 de dezembro de 2023
Movimentação do solo abala regiões de Maceió Foto: Agência Brasil

Novo abalo sísmico é registrado em Maceió na madrugada deste sábado

2 de dezembro de 2023
Dezembro Vermelho é mês de conscientização e prevenção das ISTs - Foto: Agência Brasil

Casos de sífilis e de HIV/aids aumentam entre homens jovens

2 de dezembro de 2023
A segunda fase do vestibular da Fuvest acontece nos próximos dias 17 e 18 de dezembro. Foto: Arquivo

Fuvest anuncia lista de candidatos convocados para a 2ª fase do vestibular 2024

1 de dezembro de 2023
Defesa Civil de Maceió (AL) informou que continua em alerta máximo - Foto: UFAL

Maceió está em alerta máximo devido ao risco de afundar solo

1 de dezembro de 2023












  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • João Nunes
    Sala de Cinema
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Thiago Pontes
    Ponto de Vista


Mais lidas

  • Clube de compras oferece produtos importados de diversos países - Foto: Divulgação

    Sam’s Club inaugura sua primeira loja em Indaiatuba

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Torcedor joga ferradura no Majestoso e amuleto dá sorte contra o rebaixamento; confira vídeo

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Chuva de gols marca o Jogo da Família no Brinco; veja fotos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • O Dia do Hematologista Brasileiro! – por Carmino de Souza e José Bernardes

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Parque das Águas recebe a Sinfônica nesta tarde; confira o repertório

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
PUBLICIDADE
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Seja um apoiador do Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
[email protected]

Editores de Conteúdo

Laine Turati
[email protected]

Maria José Basso
[email protected]

Silvio Marcos Begatti
[email protected]

Reportagem multimídia

Eduardo Martins
[email protected]

Gustavo Magnusson
[email protected]

Leandro Ferreira
[email protected]

Noticiário nacional e internacional fornecido pela Agência Brasil, Lusa News e ONU News

Para falar conosco

WhatsApp

(19) 9 9894-0016

Canal Direto

[email protected]

Redação

[email protected]

Departamento Comercial

[email protected]
  • ANUNCIE
  • WHATSAPP

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • NEGÓCIOS

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist