Você já parou para pensar na verdadeira definição da palavra gratidão? Como essa emoção, que também é um sentimento, permeia sua vida? No meu caso, ouso dizer, que a gratidão chegou antes de eu nascer e segue comigo a cada dia.
A gratidão que vem do latim gratus, que significa agradecido, ou gratia, que tem o mesmo sentido das palavras graça, bênção e dádiva está associada a “uma sensação de felicidade e do desejo de viver mais e fica ainda melhor quando colocamos o foco no outro”.
Ao contrário de outras emoções positivas, como felicidade, compaixão ou esperança, a gratidão, de uma maneira única, torna as pessoas menos focadas na gratificação imediata e mais focadas nos relacionamentos e na saúde de longo prazo, além de ajudar os outros a terem um olhar mais positivo da vida. Dentre os benefícios para a saúde física e mental, a gratidão ajuda a dormir melhor e o risco de depressão é muito menor.
A Harvard Kennedy School destaca que estudos feitos sobre gratidão oferecem uma nova direção promissora para melhorar o conteúdo emocional das campanhas de saúde, contribuindo para apoiar melhor os pacientes na superação de seus desejos e, finalmente, mudar de maus para bons hábitos.
Esta pesquisa avança significativamente nossa compreensão de como emoções positivas específicas podem influenciar comportamentos de saúde, desafiando crenças existentes e oferecendo novas ferramentas para profissionais de saúde pública. À medida que as campanhas de saúde pública continuam a evoluir, a inclusão da gratidão como um componente emocional central pode levar a resultados mais bem-sucedidos na redução de comportamentos prejudiciais à saúde.
A gratidão pode funcionar como um sustento, diante de experiências carregadas de sentimentos negativos. E com ela, a ideia é não perder de vista o lado bom da vida.
Viva uma vida interessante, sem desejos além de suas habilidades e limites bem estabelecidos. E se, a qualquer momento a vida te brindar com algo que você pode chamar de felicidade, saiba dizer e praticar obrigado. Faça um brinde discreto, com a leveza de um final de tarde mas se possível, com ações concretas para outros ao seu redor.
Ninguém produzirá uma boa vida se não for capaz de entender as restrições, aceitar as falhas e encontrar as coisas boas que recebemos. E tenhamos cuidado com a lógica da abundância.
Para ter uma vida interessante, devemos exigir pouco e saber dizer muito obrigado. E se você quer ser feliz, então seja útil e a felicidade vai bater na sua porta.
Acorde todos os dias pensando em fazer coisas boas e bem-feitas, mesmo enfrentando atividades desafiadoras. E aceite que a vida tem sua dose de erros e sofrimento, com os quais temos muito a aprender.
Meu ponto de vista é que a gratidão nos faz observar a vida de uma maneira positiva e nos ajuda na forma como lidamos com desafios. E você, como enxerga a gratidão no seu caminho?
Luis Norberto Pascoal é empresário e presidente da Fundação Educar







