Sem vencer há duas rodadas, o Guarani volta a campo neste domingo (13) para enfrentar o Juventude, às 15h45, no Brinco de Ouro, pela 23ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
O duelo é um confronto direto na luta para entrar no G4 e o Bugre busca manter o retrospecto favorável diante do time gaúcho em casa.
Na história, Guarani e Juventude se enfrentaram em 29 jogos, com 10 vitórias do Bugre, oito empates e 11 derrotas. Em Campinas, foram 14 duelos, com sete triunfos bugrinos, quatro igualdades no placar e três tropeços.
O último confronto entre ambos no Brinco ocorreu no dia 29 de janeiro de 2021 pela última rodada do Brasileiro da Série B da temporada anterior, e o gaúchos venceram por 1 a 0, gol do meia Renato Cajá, garantindo o acesso do Juventude à Série A.
Em 2018, os clubes se enfrentaram em Campinas também pela Série B, no dia 13 de setembro, pela 27ª rodada, e o Bugre venceu por 1 a 0, gol do atacante Bruno Mendes. Umberto Louzer era o comandante da equipe campineira nessa partida.
Na 6ª posição na tabela de classificação da Série B, o Guarani empatou os dois últimos jogos e tem 37 pontos, quatro a menos que o Criciúma, primeiro clube dentro do G4. O Juventude ocupa a 7ª colocação, foi derrotado pelo Vila Nova na rodada passada e tem 36 pontos.
45 anos do título brasileiro
A festa da torcida bugrina começou neste domingo antes mesmo do time entrar em campo. É que há exatamente 45 anos, o Guarani celebrava a conquista do título do Campeonato Brasileiro. O gol de Careca na final contra o Palmeiras, no Brinco, determinou a vitória por 1 a 0 e garantiu a conquista histórica. Até hoje, o Bugre é o único clube do Interior do país a alcançar a façanha.
Prováveis escalações
Guarani: Pegorari; Diogo Mateus, Lucão, Alan Santos e Caíque; Matheus Barbosa, Matheus Bueno e Régis (Robinho); Isaque, Bruno José e Bruno Mendes.
Juventude: Thiago Couto; Reginaldo, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Kadi, Jadson (Matheus Vargas), Vini Paulista e Nenê; Tite (David) e Fábio Gomes.