Guarani e Novorizontino voltam a se enfrentar no Brinco de Ouro nesta terça-feira (29) após mais de um ano. A última partida entre ambos na casa bugrina aconteceu no dia 30 de setembro de 2023. Os donos da casa venceram, de virada, por 2 a 1 e, na ocasião, encerraram a rodada dentro do G4 da Série B. Após aquele jogo, no entanto, a equipe campineira entrou em processo de decadência, que se estendeu para a atual temporada.
Agora, a expectativa no Brinco de Ouro é de que o confronto possa deflagrar um destino oposto, já que o Bugre precisa de uma sequência de vitórias na reta final da segundona para escapar do rebaixamento.
Atualmente, pelas contas da diretoria de futebol, o Guarani terá de ganhar quatro dos últimos cinco jogos da Série B para escapar da degola. E a última vez que o time conseguiu essa sequência no mesmo intervalo de partidas foi exatamente em setembro de 2023 na série encerrada no duelo diante do Novorizontino, depois de triunfos sobre Ponte Preta, Chapecoense e Tombense e derrota para o CRB.
A vitória foi a última do Guarani na temporada passada. Depois, o time obteve quatro derrotas e quatro empates em oito jogos, se afastou do G4 e, de candidato ao acesso, amargou a 10ª colocação na Série B.
O Guarani só encerrou o jejum na terceira rodada do Paulistão de 2024, quando superou o Ituano por 3 a 0, em Itu. A má fase, no entanto, seguiu no Estadual com a equipe lutando até a última rodada contra o rebaixamento. E teve continuidade agora no Campeonato Brasileiro.
O jogo
No último confronto com o time de Novo Horizonte no Brinco, o Guarani saiu atrás no placar com gol de César Martins logo aos 7 minutos. Derek empatou ainda no primeiro tempo, aos 32.
E na segunda etapa, João Victor decretou a virada bugrina aos 36 com um belo gol. Ele aproveitou rebote de escanteio e, da entrada da área, na meia esquerda, acertou um chute colocado no canto.
Depois deste duelo, ambos voltaram a se enfrentar duas vezes em Novo Horizonte, com uma derrota do Guarani e um empate. O primeiro foi no Paulistão de 2024, quando os donos da casa ganharam por 2 a 0. O técnico bugrino, na ocasião, era o interino Rodrigo Leitão, que esteve na transição entre o demitido Umberto Louzer e o contratado Claudinei Oliveira.
Já no primeiro turno desta Série B, o duelo terminou empatado por 1 a 1 e marcou as estreias de Matheus Salustiano, Pacheco e Gabriel Bispo, reforços adquiridos na janela do meio do ano.
Retrospecto
O Guarani nunca perdeu do Novorizontino no Brinco de Ouro, onde recebe o adversário na terça-feira. O retrospecto aponta quatro jogos entre ambos no estádio, com três vitórias bugrinas e um empate
. Já o histórico geral do confronto registra cinco triunfos do Bugre, dois empates e três derrotas em um total de dez jogos.
Esses números foram levantados a partir de 2015 e não levam em conta a relação de jogos contra o Grêmio Esportivo Novorizontino, fundado em 1973 e extinto em 1999.
Confira abaixo os gols do Guarani no último jogo contra o Novorizontino no Brinco de Ouro: