Hipotireoidismo é a reação característica à deficiência dos hormônios tireoidianos T3 e T4. Ele pode ocorrer pela carência de iodo no organismo. Os sintomas mais evidentes são apatia, diminuição dos batimentos cardíacos e engrossamento da pele. A falta de hormônio tireoidiano dificulta a queima de elementos nutritivos, estimulando sua armazenagem. Entre eles as gorduras, que é a principal causa da obesidade.
Segundo especialistas, o que engorda não é o hipotireoidismo, mas sim a compulsão pela comida. Os desequilíbrios hormonais e emocionais levam a pessoa a ganhar sobrepeso.
Características psicológicas associadas à obesidade são acompanhadas de uma série de fatores internos como o isolamento. Sentir-se isolado pelas pessoas do seu meio, leva o obeso a criar uma série de situações para integrar-se querendo chamar a atenção. Tem ainda dificuldade de lidar com frustração, de lidar com os limites, de aceitar o próprio corpo, de se relacionar com outras pessoas, além de sentir insegurança, culpa, bloqueio da agressividade, passividade, submissão e dependência.
A obesidade também pode estar associada a um estigma social negativo, o que pode levar a discriminação e preconceito.
O excesso de peso pode desencadear uma grande carga psicológica, favorecendo o surgimento de desordens emocionais, como episódios de compulsão, dificuldades em se relacionar com outras pessoas, ansiedade e até depressão. Por meio da compulsão alimentar, a pessoa também busca suprir suas carências como a privação de amor, de felicidade, de bem-estar e paz de espírito.
A conclusão a que se chega é que a obesidade, por si só, independente dos exames bioquímicos apresentados pelo indivíduo, é uma possibilidade para o desenvolvimento de doenças que geram uma diminuição de qualidade de vida.
Se você sente que precisa de ajuda com relação à obesidade e transtorno emocional, é importante buscar uma avaliação médica e psicológica.
Márcia Romão é Psicóloga Junguiana. Desenvolve Consultoria Empresarial e atendimento clínico em Campinas e região. Instagram: @marciaromaopsi











