10 de agosto de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home Colunistas

Histórias sobre o que o futuro nos reserva – por Luis Norberto Pascoal

Luis Norberto Pascoal Por Luis Norberto Pascoal
5 de julho de 2024
em Colunistas
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Histórias sobre o que o futuro nos reserva – por Luis Norberto Pascoal

Foto: Freepik

Quem tem acompanhado as notícias recentes não pode deixar de se assustar com as complexidades, tanto individuais quanto coletivas, que enfrentamos. Mas, ao contrário de quando estamos em um ônibus, não podemos simplesmente pedir para parar e descer, isso não é uma opção. Por isso, compartilho aqui alguns dos destaques que surgiram na mídia nos últimos dias para refletirmos e tentarmos achar caminhos ainda possíveis. E, para ampliar esse quadro, confesso que, ao ler os jornais nos últimos dias, precisei tomar até um calmante, coisa que nunca faço.

Nos Estados Unidos, com a eleição presidencial se aproximando, Donald Trump e Joe Biden representam dois desastres anunciados, um por seu histórico e o segundo pela performance sofrível em seu primeiro debate. Por razões absurdas, seus partidos não conseguem encontrar substitutos à altura, inviabilizando a existência de qualquer força alternativa. É incrível! A maior potência nuclear do mundo está sem direção.

No Brasil, também estamos entre a esquerda e a direita que se desencontram e postergam medidas fundamentais para a nação. A economia e a educação necessitam urgência máxima, mas o debate em Brasília gira em torno do banco Central, do dólar, do que os deputados querem ou devem receber para projetos pessoais.

No cenário mundial, as nações mais importantes ampliam seus arsenais bélicos de forma assustadora, antecipando uma possível Terceira Guerra Mundial, desta vez atômica. Caso ocorra, resultaria em uma catástrofe sem precedentes e no risco de nossa própria extinção. Enquanto isso, as maiores empresas do mundo exibem lucros na casa dos trilhões de dólares.

Na Europa, a Alemanha tem vivenciado momentos de tensão diplomática e a França, de Emmanuel Macron, parece correr riscos devido ao crescimento da extrema direita.

No campo comercial, uma guerra entre nações com a intenção de cortar drasticamente as relações com a China, que, por sua vez, tenta invadir as ilhas ao seu redor. Enquanto, no mesmo furor, Rússia e Venezuela parecem também querer anexar vizinhos. Na verdade, a expansão territorial de diferentes tipos de Estados parece estar virando um lugar comum neste século.

E o clima! Ah, o clima! Ele já vem emitindo muitos avisos e parece que poucos estão dispostos a olhar. Muitas pessoas em todo o mundo já estão desesperadas, sem dúvidas alguma, mas como sociedade não parece que estamos levando a sério. No início, seus alertas afetavam apenas algumas cidades, anormalidades sazonais, mas agora atingem litorais inteiros e até todo um país.

Nesta semana, o furacão Beryl passou pelo sudeste do Caribe e foi elevado à categoria 5, fenômeno “potencialmente catastrófico”. Diques em Senegal e um paredão em Gana entraram em colapso, inundando tudo que havia pelo caminho. Enquanto isso, aqui no Brasil, o estado do Rio Grande do Sul ainda lamenta suas vítimas e enfrenta um futuro incerto. Até agora, o esforço tem sido para limpar a lama, mas não há planos concretos em andamento para o futuro.

A China também emitiu, na semana passada, o alerta mais elevado para tempestades e possíveis desastres geológicos em regiões atingidas por fortes chuvas, de acordo com a agência estatal Xinhua. O alerta vermelho para tempestades é o mais grave do sistema meteorológico chinês.

Em contrapartida, o Banco Mundial propõe alternativas “baseadas na natureza”, como recuperação dos manguezais e dos recifes de coral, que anteriormente protegiam as costas e acabaram destruídos. No entanto, essas soluções parecem não resolver os desafios enfrentados.

Mesmo que o mundo tivesse parado as emissões de carbono, os mares estão com a temperatura inexoravelmente crescente. Isso significa que muitas pessoas não terão escolha a não ser fugir de regiões litorâneas ou áreas que vêm sendo alagadas frequentemente, causando uma migração em massa para territórios mais altos, criando a crise de refugiados climáticos.

Além disso, enquanto a riqueza cresce, a pobreza também se intensifica, deixando muitos jovens sem perspectivas claras. A falta de escolas que ensinam habilidades práticas e profissionais essenciais agrava ainda mais essa situação. Com uma massa cada vez maior de nem-nem-nem (nem estudam, nem trabalham e nem estão procurando emprego).

Tudo isso leva muitos casais jovens a repensarem a ideia de ter filhos. Um recente estudo publicado na revista The Lancet mostra que, até 2050, mais de três quartos dos países não terão taxas de fertilidades altas o suficientes para sustentar o tamanho da população ao longo do tempo. Até 2100, esse número aumentará para 97% dos países.

Diante de todo esse panorama tão desafiador, não podemos simplesmente parar o mundo. Precisamos agir com determinação e encontrar soluções concretas.

Chorar não resolverá nossos problemas; é hora de ter coragem e esperança em nossas ações, moldando um futuro que todos precisam e merecem. Para isso acontecer, o jornalismo deverá ser a nossa forma de conhecer a verdade e unir forças para frear essa tristeza sem fim. Espero não ter feito você procurar desesperadamente pelo seu calmante, mas sim ter jogado luz em desafios que precisamos enfrentar juntos.

 

Luis Norberto Pascoal é empresário e presidente da Fundação Educar

 

 

Tags: administração públicaclimacolunistasfuturogovernosHora CampinasLuis Norberto Pascoalmeio ambienteMundoPolíticaprogramasprojetossociedadesoluções
CompartilheCompartilheEnviar
Luis Norberto Pascoal

Luis Norberto Pascoal

Os incomodados que mudem o mundo

Notícias Relacionadas

Dia dos Pais: porque, no fim das contas, o que ficam são as histórias – por Daniela Nucci
Colunistas

Dia dos Pais: porque, no fim das contas, o que ficam são as histórias – por Daniela Nucci

Por Daniela Nucci
9 de agosto de 2026

...

Sem jornalismo, não há democracia – por Luis Norberto Pascoal
Colunistas

Sem jornalismo, não há democracia – por Luis Norberto Pascoal

Por Luis Norberto Pascoal
7 de agosto de 2026

...

Quando ir às lojas era um passeio – por Alexandre Campanhola

Quando ir às lojas era um passeio – por Alexandre Campanhola

6 de agosto de 2026
Permita-se sentir tédio – por Tábita Luiza de Ávila Dutra

Permita-se sentir tédio – por Tábita Luiza de Ávila Dutra

6 de agosto de 2026
Um mês decisivo para a legislação ambiental no Brasil – por José Pedro Martins

Um mês decisivo para a legislação ambiental no Brasil – por José Pedro Martins

5 de agosto de 2026
‘Ficar’ é um campo minado

‘Ficar’ é um campo minado

4 de agosto de 2026
Carregar Mais

Mais lidas

  • Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • ‘Rolimã na Rua’ terá edição especial do Dia dos Pais neste domingo, em Valinhos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas abre seleção inédita de projetos para a pessoa idosa

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Atropelamento na Bandeirantes, em Campinas, deixa um morto e outro ferido

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • TIC tem uma das maiores frentes de obras do estado entre Campinas e Jundiaí

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.