A iniciativa de um grupo de jornalistas independentes em Campinas acaba de completar seis meses. O portal de notícias, análise e serviços Hora Campinas, que estrou em 25 de março último, alcançou meio ano de vida. Desde então, tem se consolidado como referência em jornalismo de qualidade, pautado por ética, credibilidade e pluralismo.
Os seis meses de trabalho estão sendo marcados, coincidentemente, por uma marca especial. Dados auditados da ferramenta Google Analytics Audience Overview apontam que o Hora Campinas já é seguido por 200 mil leitores. Esse conjunto de usuários únicos acessa a plataforma digital na internet de forma aberta, gratuita, sem restrições de conteúdo. Essa é, inclusive, uma das políticas editoriais do portal: conteúdo aberto, voltado à comunidade, com possibilidade de compartilhamento de notícias sem qualquer obstáculo.
Do conjunto de mais de 200 mil leitores (oficialmente 209 mil), 183 mil estão no Brasil.
Mas o Hora Campinas conquistou seguidores também fora do País. São, provavelmente, campineiros e suas famílias que desejam saber mais notícias de sua cidade. Ou mesmo brasileiros que se identificaram com a personalidade do portal. O maior número de usuários do Hora fora do Brasil está nos EUA, com 17 mil. Depois, pela ordem, seguem Portugal, com 4 mil, e Reino Unido, 3 mil. Há seguidores em outros países da Europa, Ásia e Oceania, conforme detalhamento da ferramenta Google Analytics.
O Hora Campinas chegou ao mercado com o objetivo de qualificar o conteúdo noticioso disponível, oferecendo um portfólio amplo e versátil de informações. Quem visita o portal no endereço eletrônico www.horacampinas.com.br encontra um ambiente dinâmico, concebido para facilitar a navegação, estruturado de forma organizada e dividido por editorias, canais e seções. A plataforma traz ferramentas modernas de interação e uma linguagem técnica fácil e atraente. O portal foi desenvolvido sob demanda pela agência Farnesi Digital.
O Hora tem um conceito de jornal digital.
Seções, colunas e Conteúdo Patrocinado
O portal é, na verdade, um ecossistema pensado para oferecer o máximo possível de conteúdo diverso, atraindo leitores dos mais variados hábitos e gostos, sejam representantes da geração mais jovem, totalmente digital, até leitores mais velhos, que passaram recentemente a ter maior experiência nesse universo não analógico.
Quando um leitor acessa o Hora, ele pode navegar inteiramente por sua homepage, que, na linguagem impressa, seria a capa de um jornal. Ali, ele vê a manchete, as chamadas de destaque e os botões das editorias, caso queira ir direto a um conteúdo especifico.
O Hora está estruturado da seguinte forma, em relação às editorias: Últimas Notícias, Cidades e Região, Opinião, Colunistas, Arte e Lazer, Geral, Esportes, Educação, Internacional e Memória.
São várias seções, como Turismo, Pet, Veículos, Conteúdo Patrocinado, Foto da Hora e Vídeos da Hora.
Apoiadores
O Hora Campinas mostrou-se, desde o início, um portal sustentável, com interesse publicitário de anunciantes com amplo conhecimento no mercado ou investidores sem presença forte no marketing. O objetivo do Hora é construir pontes com seus apoiadores, fortalecendo os seus negócios, buscando soluções e oferecendo ideias, sempre com independência e respeito. A carteira de anunciantes do portal inclui representantes do poder público, por meio de agências de propaganda que ganharam as contas em concorrência, e da iniciativa privada. Há patrocinadores de Campinas e de outros municípios paulistas.
Supertime de colunistas
O supertime de colunistas é formado por 11 nomes de reconhecida competência, parte deles com vivência em redações, jovens ou mais maduros. São eles Carlos Brickmann, Carmino Antonio de Souza, Kátia Camargo, Fábio Toledo, Flávio Benetti, Janete Trevisani, Daniela Nucci, João Nunes, Thiago Pontes, Walmando Fernandes e Zeza Amaral. Cada um em sua área, discorrem sobre temas contemporâneos e históricos, tendências e comportamento, consumo e economia, política e vida cotidiana.
Seções de serviço
O perfil de portal de análise é reforçado por áreas que valorizam as informações de utilidade pública. Neste sentido, o Hora disponibiliza diariamente dados atualizados em seus canais de Falecimentos, Trânsito, Indicadores e Emprego. Há também uma seção dedicada aos dados gerais e históricos de Campinas.
Expansão do portal
O Hora Campinas é uma startup de jornalismo 100% digital. Em seu projeto escalável já foi implantada parte das ideias iniciais. O portal, agora, vai fortalecer o seu pefil multimídia, com incremento de entrevistas em vídeo, lives e podcasts. Além disso, guarda com extremo carinho uma novidade a ser lançada em outubro, que amplia ainda mais a pluralidade de seu conteúdo.
O time
O Hora Campinas é formado pelos seguintes profissionais: Marcelo Pereira (editor-chefe), Jô Basso (Editora de Conteúdo) Laine Turati (editora de Conteúdo), Tote Nunes (editor de Conteúdo), Leandro Ferreira (editor de Fotografia), Eduardo Martins (repórter multimídia), Gustavo Magnusson (repórter multimídia) e Francisco Lima Neto (repórter multimídia). O expediente com os contatos de todos os profissionais está no rodapé da homepage do portal. A área de marketing e relações públicas está sob os cuidados de Cássia Verdini e Angela Kuhlmann.
Redes sociais e colaborações
O Hora Campinas conta com uma força adicional e estratégica de suas redes sociais. O portal está presentes nas principais plataformas digitais, como Facebook, Instagram e Twitter. Boa parte dos leitores acessa o portal por meio de postagens nestas mídias. Uma outra força editorial do portal é sua área de Opinião, onde publica contribuições regulares de especialistas dos mais variados temas, com foco nos debates contemporâneos.
Os editores do portal avaliam que, seis meses depois de lançado, o Hora mostra-se equilibrado e com personalidade marcante. Seus gestores também reforçam que o objetivo de alcançar uma audiência qualificada está sendo alcançado. O perfil do leitor do Hora Campinas é bem claro: formadores de opinião que desejam informações confiáveis, plurais, independentes e balisadas por uma curadoria experiente, que conhece Campinas e os principais desafios da comunidade.