A Secretaria de Saúde de Valinhos está preocupada com a alta incidência de idosos na faixa de 77 a 79 anos, que não fizeram o agendamento para receber a a segunda dose da vacina contra a Covid.
A secretaria informou nesta segunda-feira (29), que do total de 1.418 idosos nesta faixa de idade – que receberam a 1ª dose da CoronaVac nos dias 6, 8 e 9 deste mês de março e que deveriam receber a 2ª dose nos dias 24 e 25 – um total de 327 não chegaram a fazer o agendamento. Isso representa 22% dos indivíduos dessa faixa de idade.
“As pessoas devem ficar atentas para não perderem o prazo de 14 a 28 dias entre uma dose e outra, segundo recomenda o Instituto Butantan
Para a secretaria, essas pessoas devem ficar atentas a um novo agendamento a ser reaberto nesta semana para se vacinarem dentro do prazo de 14 a 28 dias,
Para a secretaria, essas pessoas devem ficar atentas a um novo agendamento a ser reaberto nesta semana para se vacinarem dentro do prazo de 14 a 28 dias, recomendado pelo Instituto Butantan.
“Ainda aguardamos 327 idosos de 77 a 79 anos ou mais para um novo agendamento que iremos programar para esta semana, portanto ainda dentro do prazo de 28 dias para a imunização completa contra a Covid-19 conforme o protocolo de vacinação”, alerta o enfermeiro Rafael Dias Lima, que integra a coordenação municipal da Campanha Nacional Contra a Covid-19.
“Assim, pedimos que os idosos e seus familiares fiquem atentos à divulgação deste novo agendamento para a 2ª dose, pelos canais oficiais da Prefeitura”, continua ele
A vacinação da 2ª dose desta faixa etária foi realizada no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini (Parque da Festa do Figo), em sistema Drive-Thru, para evitar aglomerações, como nas etapas de vacinação anteriores. No local também foi possível a vacinação dos idosos que foram sem condução, conforme opção no agendamento.
Balanço
O último balanço da Campanha de Vacinação em Valinhos divulgado na sexta-feira (26) pela Secretaria de Saúde, indica que 7.156 idosos acima de 72 anos foram vacinados com a primeira dose no município, desde o dia 21 de janeiro. Além dos idosos, 3.638 profissionais da saúde receberam a primeira dose. Já a segunda dose foi aplicada em 4.578 pessoas, entre idosos e profissionais da saúde.