O projeto Cine Infância promove, no dia 9 de abril, próxima quinta-feira, uma oficina gratuita de sensibilização para educadores sobre inclusão de alunos com deficiência auditiva e visual, em Campinas. Voltado especialmente para professores da rede pública, o encontro é uma ação especial do Cine Infância, que vem promovendo sessões de curtas-metragens brasileiros para o público infantil, dentro de escolas públicas e entidades de Campinas.
Com patrocínio da Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC 2024/2025), o Cine Infância está realizando uma etapa de circulação que envolve 16 sessões, em oito locais diferentes.
A oficina para professores acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Campinas, por meio da Coordenadoria Setorial de Formação (CSF) e do Programa Cinema e Educação, e será realizada no Cefortepe (Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa Educacional Prof. Milton de Almeida Santos), das 09h às 11h30. O Cefortepe fica na Rua D. Emílio Ribas, 880, no bairro do Cambuí, em Campinas.
O público-alvo prioritário são professores da rede municipal de educação de Campinas, mas as inscrições são gratuitas, até o preenchimento de todas as vagas. O prazo para inscrição termina neste domingo, 5 de abril, por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScCtdhWtJTXH2BqdE1EMQ6-Zrr3LnPmTnPsCX_SyxhrwhREow/viewform?usp=publish-editor
“A formação busca refletir e dialogar com os professores sobre as necessidades e desafios dos alunos com deficiência auditiva e visual nas salas de aula, promovendo inclusão, igualdade e equidade, valores que norteiam o Cine Infância”, explica Fernanda Viana, idealizadora do projeto.
Além de conscientizar os docentes sobre acessibilidade comunicacional e atitudinal no ambiente escolar, evitando atitudes capacitistas e desenvolvendo posturas inclusivas, a oficina vai exibir filmes, realizar rodas de conversa, jogos e atividades lúdicas com professores, que poderão desenvolvê-las com seus alunos.
Além de Fernanda Viana, idealizadora do Projeto Cine Infância, a oficina será ministrada por Rodolfo Berini e Amanda Passos. Amanda é profissional em acessibilidade com 3 anos de experiência, utilizando a língua brasileira de sinais como meio de comunicação, intermediação e protagonismo da pessoa surda, facilitando e viabilizando seu acesso aos diferentes meios e contextos inseridos.
Rodolfo Berini iniciou a carreira de ator no ano de 2006. Já atuou em dezenas de espetáculos teatrais para públicos diversos. Em 2016 expandiu sua área de atuação, realizando formação em audiodescrição passando assim a atuar também na área de acessibilidade de projetos culturais, com diversos trabalhos em filmes e espetáculos teatrais, incluindo os mais importantes festivais da área no interior de São Paulo, como o Feverestival, Mostra Curta Audiovisual, Cine Infância, Kino Olho e Olhar da Diversidade.
O Cine Infância é um projeto realizado com patrocínio da Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC 2024/2025). Nesta circulação, desde novembro de 2025, já foram realizadas sessões em 04 escolas municipais e também na Pró-Visão – Sociedade Campineira de Atendimento ao Deficiente Visual, que recebeu uma sessão especial no dia 23 de março, para atendidos e seus familiares. O público assistiu ao filme “Sobre Amizade e Bicicletas”, da paranaense Julia Vidal, com audiodescrição. A história acompanha Thiago, que sonha em participar de uma corrida de bicicletas, e Cecília, uma menina com deficiência visual que não conhece limites.
As próximas sessões acontecem no dia 13 de abril, na CEI Regente Feijó, na Vila Boa Vista, dando continuidade à sua circulação em 2026.
Toda sessão do Cine Infância envolve, além da exibição do filme, um momento de bate-papo e a realização de atividades artístico-culturais com os estudantes.
Serviço:
Cine Infância promove oficina gratuita: Sensibilização de educadores com alunos com deficiência visual e auditiva em sala de aula
Data: 09/04/2026 – Quinta feira
Horário: 9h às 11h30
Local: Cefortepe – Rua Dr. Emílio Ribas, 880, Cambuí. Campinas
Público-alvo prioritário: Profissionais da Educação da rede municipal de Campinas
Vagas: 30 (com emissão de certificado)
Prazo para inscrição: 05/04/2026 (domingo)
Entrada gratuita com inscrição prévia
Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScCtdhWtJTXH2BqdE1EMQ6-Zrr3LnPmTnPsCX_SyxhrwhREow/viewform?usp=publish-editor
Mais informações e contato: https://www.instagram.com/cineinfancia/












