10 de agosto de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home Cidade e Região

Instituto Anelo propõe mobilização para expandir cultura no Campo Grande

Movimento é justificado pelo alto volume de procura pela entidade, que ofereceu 215 novas vagas para 2024 e recebeu 1.685 inscrições em 4 dias

Redação Por Redação
27 de janeiro de 2024
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Instituto abre inscrições para audições do Combo Anelo

O Combo Anelo é um dos grupos musicais de alunos ligados ao Instituto Anelo. Foto: Marlon Rissatto/Divulgação

O Instituto Anelo inicia o ano de 2024 propondo um trabalho de mobilização comunitária e em rede para buscar recursos e parcerias a fim de viabilizar iniciativas e projetos de fomento à Cultura na região do Campo Grande.

A proposta é justificada pelo alto volume de procura identificado pela entidade, que ofereceu 215 novas vagas para o ano de 2024, mas recebeu 1685 inscrições, em 4 dias.

Em 2023, o Anelo atendeu mil alunos. Depois do processo de rematrícula, realizado ao fim do ano passado, o levantamento interno apontou a possibilidade de abertura de 215 novas vagas para 2024.

A alta no volume de procura é recorrente. Em 2023, a procura foi de 1510 inscritos para 380 novas vagas, somando o primeiro e o segundo semestre. Em 2022, foram 502 novas vagas para 1391 inscrições, já em 2021, 242 vagas, para 293 inscrições, registrando um aumento de 475% de 2021 a 2024.

De acordo com o fundador e coordenador geral do Instituto Anelo, Luccas Soares, a saída ideal para a questão do déficit de espaços para o exercício de atividades culturais na região do Campo Grande poderia ser iniciada com a instalação de novos projetos de fomento de música no distrito.

“Para nós seria uma honra receber aqui na região projetos como o Primeira Nota e o Projeto Guri. São duas grandes referências para nós, em termos de ensino de música e fomento de cultura para populações vulneráveis”, aponta Soares.

“Esse resultado (das inscrições) nos propõe desafios e amplia nossa responsabilidade, mas também sugere que existe uma grande demanda por acesso ao ensino de música em nossa cidade, em especial nos bairros da periferia”, pondera.

O coordenador acrescenta que novos locais de atividade seriam muito positivos para a comunidade do distrito, no qual a entidade identifica um déficit crescente de espaços para vivência cidadã por meio da cultura.

Luccas Soares, coordenador geral do Instituto Anelo. Foto: Jackie Goulart/Divulgação

“O que as pessoas querem quando se inscrevem no Anelo é uma coisa muito simples:  pertencer, sociabilizar, aprimorar e descobrir habilidades e talentos. Isto não deveria ser negado a ninguém, no entanto entendemos que não damos conta de atender a todos e dizer não para as pessoas, principalmente as crianças que ficam de fora, é muito triste”, analisa.

Luccas afirma ainda que tem recebido convites e propostas para abrir novas unidades do Anelo em outros bairros e regiões da cidade de Campinas.

O coordenador entende, no entanto, que grande parte do êxito da entidade em seu propósito, é porque é um projeto que cresceu organicamente, com o trabalho, empenho, cultura e perspectiva da comunidade local.

“Queremos inspirar outras pessoas em suas comunidades a colocarem seus sonhos no plano das realizações. Que estas comunidades encontrem seu jeito de fazer a diferença que transforma, seja na música, no teatro, no cinema, no esporte, no cuidado com o meio ambiente. A nossa intenção é ver florescer novos projetos, a partir de novos olhares, não queremos monopolizar a cultura ou as ações de cidadania no Campo Grande, queremos que estas iniciativas sejam diversas e de diferentes perspectivas”, reflete.

Alunos do Anelo participam do álbum Olho Furta-Cor. Foto: Divulgação

 

Histórias

Para Emilayne Mayara dos Santos, mãe de dois meninos de 14 e 9 anos, o ensino de música é essencial e necessário para o desenvolvimento das crianças.

“Tentamos algumas vezes inscrição, mas sem sucesso. Depois de tentar algumas vezes, só meu filho de nove anos conseguiu. Minha filha de quatorze anos que não conseguiu a vaga. Ela gostaria muito, pois vê na arte infinitas possibilidades, infelizmente a demanda é muito grande, então compreendemos”, aponta a mãe.

Para o aluno de violino Carlos Antônio da Silva, a espera para conseguir uma vaga no Anelo foi de quatro anos. “Esperei por quatro anos e hoje estou no Anelo já há dois anos. Esperar é muito decepcionante. Eu, que já tinha o meu violino em casa, ficava frustrado por não conseguir. Então eu acho que se tivesse mais lugares onde a gente pudesse estudar, principalmente aqui na região que a gente, além do Anelo, quase não tem nada de atividades culturais para fazer, seria melhor para todo mundo”, analisa o aluno.

Matheus Soares e alunos em sala de aula do Anelo. Foto: Rodrigo Zanotto/Divulgação

 

Proposta

A coordenação e diretoria do Anelo está aberta para discussões, havendo interesse e disposição de outras organizações, empresas e esferas do poder público, a fim de reunir-se em prol de uma construção coletiva que atenda estas demandas.

 

Música que transforma

O Instituto Anelo é uma associação civil sem fins lucrativos que desde 2000 oferece aulas gratuitas de música no Jardim Florence, bairro do distrito do Campo Grande, localizado na região noroeste da cidade de Campinas, interior de São Paulo.

Ao longo dessas mais de duas décadas, o Instituto Anelo já beneficiou mais de 10 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos.

 

Siga o Hora Campinas nas redes sociais  (Instagram, YouTube, Facebook, WhatsApp e LinkedIn)

Tags: AneloapoioCampinasCampo GrandeculturaDistritoInstitutomobilizaçãomúsicaparcerias
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Centro de acolhimento celebra Dia dos Pais com reflexão sobre paternidade responsável
Cidade e Região

Centro de acolhimento celebra Dia dos Pais com reflexão sobre paternidade responsável

Por Redação
9 de agosto de 2026

...

Motorista morre ao colidir Uno na traseira de um caminhão na Anhanguera, em Campinas
Cidade e Região

Motorista morre ao colidir Uno na traseira de um caminhão na Anhanguera, em Campinas

Por Redação
9 de agosto de 2026

...

Semanas da Juventude terão 33 atividades gratuitas em Campinas em 16 dias

Semanas da Juventude terão 33 atividades gratuitas em Campinas em 16 dias

8 de agosto de 2026
Mulher de 42 anos é morta a facada pelo marido em Valinhos; vítima tinha medida protetiva

Mulher de 42 anos é morta a facada pelo marido em Valinhos; vítima tinha medida protetiva

8 de agosto de 2026
‘Rolimã na Rua’ terá edição especial do Dia dos Pais neste domingo, em Valinhos

‘Rolimã na Rua’ terá edição especial do Dia dos Pais neste domingo, em Valinhos

8 de agosto de 2026
Sociólogo e analista internacional, Lejeune Mirhan morre em Campinas aos 69 anos

Sociólogo e analista internacional, Lejeune Mirhan morre em Campinas aos 69 anos

8 de agosto de 2026
Carregar Mais

Mais lidas

  • Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • ‘Rolimã na Rua’ terá edição especial do Dia dos Pais neste domingo, em Valinhos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas abre seleção inédita de projetos para a pessoa idosa

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Motorista morre ao colidir Uno na traseira de um caminhão na Anhanguera, em Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Mulher de 42 anos é morta a facada pelo marido em Valinhos; vítima tinha medida protetiva

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.