PUBLICIDADE
7 de novembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Colunistas

Isto não é (SÓ) uma coluna! – por Jonas Santos

Retrato das Juventudes Por Retrato das Juventudes
30 de dezembro de 2021
em Colunistas
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Isto não é (SÓ) uma coluna! – por Jonas Santos

Foto: Pixabay

O ano de 2021 foi de muitos “EITAS” diferentes na minha vida e um deles foi o convite escrever para a coluna do Hora Campinas.

Ouso dizer que meu coração topou mais rápido que o preparo de um macarrão instantâneo pois quando tinha 8 ou 9 anos, dentre as coisas que eu dizia que queria ser quando crescesse era escritor. Imediatamente após o convite, me reconectei com essa sensação lá do menininho que escrevia páginas e páginas, mesmo quando as redações eram só de 30 linhas. Me lembrei que as pessoas gostavam da minha escrita, os professores elogiavam. Inclusive participei de um concurso que falava sobre água e que já tinha até sido jurado do Prêmio Feac de Jornalismo durante dois anos. Senti que era a minha hora de realizar esse sonho adormecido e já comecei a imaginar todos os temas que eu poderia falar por aqui. Me empolguei e, tudo isso, me fez sorrir escancaradamente com a boca e com os olhos!

Depois que as coisas se confirmaram, o cérebro começou a pensar e, eu não sei o de vocês, mas o meu pensa muita coisa. Pensa muito rápido. E mistura assuntos! E do nada ele abre a porta das neuras e medos e mistura tudo isso como em um liquidificador! Este foi o exato momento que, como já diz a música do Jorge Aragão: “aí foi que o barraco desabou, nessa que o meu barco se perdeu (…)”.

“Como assim, colunista? Você não escreve tem um tempão!”, “Vai falar sobre o quê?”, “Você sabe que um monte de gente vai ler isso né?”, “Como isso vai impactar no seu universo profissional?”, “Você vai se expor a muita crítica e pode até ser cancelado”, “Será que você não está com muitos focos?”. Essas foram algumas das coisas que o “diabinho do medo” trouxe. Esse é o nome que dou para aquelas vozes que ficam trazendo só informações ruins e perturbando a cabeça.

Percebi que esses medos ficavam pairando pela minha cabeça e tendiam a me paralisar. A querer fugir desta ideia maluca de ser colunista. Questionei várias vezes se eu havia feito a coisa certa.

E, depois de tanto pensar nisso, conversar com pessoas queridas, trocar na terapia, cheguei a uma conclusão: Foi uma das melhores escolhas que eu fiz neste ano pelo simples fato de eu estar pensando ainda mais sobre mim! Estava encarando e dialogando de fato com os meus medos, minhas neuras, meus desafios, agora, por uma outra perspectiva. Em uma outra camada, seguida de outras camadas e isso foi me permitindo chegar em outros níveis de profundidade!

Percebi que ser colunista de um portal era a oportunidade de me conectar com a tal da vulnerabilidade que a Brené Brown fala em seus documentários e TED Talks e que sempre me preenche: “ser vulnerável é um ato de coragem!” Coragem para perceber que não tem nada e ninguém pronto para nenhuma função, status ou entrega. Não tem um botão que gira que te faz, de fato, virar um colunista (ou um pai, ou executiva, etc) – é no caminho, no processo! No processo de aprendizagem e de muitas vivências.

Percebi que esses gritos na minha cabeça são, dentre outras coisas, o olhar e sentir de um jovem de (só) 28 anos querendo conquistar o mundo e já se cobrando para estar pronto. Que tem medo de não ser bom o suficiente e não ser reconhecido. Que quer garantir o resultado final. E, agora (e mais uma vez), vou me dando conta que não existe um pronto. Existe a minha condição atual, que é a melhor possível neste momento para que eu possa dar o meu próximo passo de onde eu estou!

Relembrei-me que o melhor que posso fazer para propor um texto que conecte com o outro é me conectando comigo mesmo e me permitindo identificar, nomear e pensar sobre tudo que há em mim e a minha volta. Que é fundamental que diariamente eu me lembre de ser fiel a mim mesmo com tudo que carrego e olhando com carinho para estes “eus”, permitindo assim fortalecer o meu autoconhecimento e o meu autodesenvolvimento.

Esse espaço, para mim, não é “só” uma coluna! Esse espaço é um espelho que já está me ajudando a refletir mais de mim em mim mesmo. Posso chamar também de um espaço para cocriar condições para a ampliação da consciência humana, começando a partir do olhar carinhoso e cuidadoso para o Jonas.

Também de lentes de aumento da vida para ver, em mim, o silêncio e o agito, tudo com mais atenção e me relembrando de viver com coragem, consideração e leveza todos os ‘agoras’ para que, a partir disso, eu possa ir compondo uma coluna da vida com todos os aprendizados que surgirem.

As principais coisas que me tocarem, prometo que vou compartilhando por aqui como um retrato dessa juventude que vive em mim e que segue em eterna construção!

E neste ano de 2022, que está abrindo alas logo a frente, desejo que você possa conscientemente escolher encontrar, aceitar e criar a sua coluna para se conectar conscientemente com você! Que se divirta no processo assim como eu me enchi de alegria ao acolher, pensar e descrever tudo isso que me afetou.

E, um lembrete para mim e para você: se o coração disser que sim, vai com medo mesmo!

 

Jonas Santos, de 28 anos, mora em Campinas desde os 7 anos e acredita que por meio da educação pode melhorar o mundo dele e dos outros

Tags: caminhocolunistasescolhasHora CampinasJonas SilvaRetratos da Juventudevida
CompartilheCompartilheEnviar
Retrato das Juventudes

Retrato das Juventudes

Sonhos e desafios de uma geração

Notícias Relacionadas

Falar bem não foi sorte. Foi escolha, coragem e constância – por Cecília Lima
Colunistas

Falar bem não foi sorte. Foi escolha, coragem e constância – por Cecília Lima

Por Cecília Lima
6 de novembro de 2025

...

O silêncio que eu sonhava em dividir – por Luciana Agatha Melo Guimarães
Colunistas

O silêncio que eu sonhava em dividir – por Luciana Agatha Melo Guimarães

Por Retrato das Juventudes
6 de novembro de 2025

...

Os dilemas do Brasil que chegam à COP30 – por José Pedro Martins

Os dilemas do Brasil que chegam à COP30 – por José Pedro Martins

5 de novembro de 2025
Obrigação do comprador do imóvel e as taxas condominiais: recebimento de chaves – por Renato Ferraz Sampaio Savy

Obrigação do comprador do imóvel e as taxas condominiais: recebimento de chaves – por Renato Ferraz Sampaio Savy

4 de novembro de 2025
Entre fones e suor: a solidão coletiva – por Thiago Pontes

Entre fones e suor: a solidão coletiva – por Thiago Pontes

4 de novembro de 2025
O acordo pandêmico da OMS: um catalisador essencial para a equidade e preparação global para a saúde (1) – por Carmino de Souza

O acordo pandêmico da OMS: um catalisador essencial para a equidade e preparação global para a saúde (1) – por Carmino de Souza

3 de novembro de 2025
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Conheça cinco praias dignas de cenários cinematográficos no Litoral Norte de SP

    Conheça cinco praias dignas de cenários cinematográficos no Litoral Norte de SP

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • O silêncio que eu sonhava em dividir – por Luciana Agatha Melo Guimarães

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Acusado de dupla filiação, Rafa Zimbaldi é expulso do Cidadania

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Projeto prevê investimento de R$ 400 milhões para modernização do estádio da Ponte Preta

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas recebe Caravana de Natal da Coca-Cola no próximo dia 12

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.