Uma das mais importantes datas do calendário da cultura pop, o Dia do Orgulho Nerd é comemorado nesta terça-feira (25) pelos geeks, como são conhecidos os amantes de tecnologia, histórias em quadrinhos, livros, filmes e séries.
Celebrada há 20 anos, a ocasião é uma homenagem ao escritor britânico Douglas Adams, autor e criador da série de ficção científica cômica “O Guia do Mochileiro das Galáxias”. Ele faleceu em 11 de maio de 2001, mas ganhou o tributo póstumo duas semanas depois de sua morte, por iniciativa da legião de fãs. A data também é conhecida como Dia da Toalha, devido à grande importância desse objeto dentro do universo da obra concebida por Adams.
Curiosamente, o Dia do Orgulho Nerd coincide com o aniversário de lançamento do primeiro filme da aclamada saga “Star Wars”, um dos maiores fenômenos da cultura pop. O “Episódio IV – Uma Nova Esperança” estreou nos cinemas no dia 25 de maio de 1977, nos Estados Unidos.
Entre os milhares de aficionados por cultura pop no mundo inteiro, está o jornalista campineiro João Marcos Carneiro, de 24 anos, dono do canal Cultura Pop & Cia, no YouTube. “A minha paixão pela cultura pop começou ainda quando criança, assistindo a filmes da Disney e do Homem Aranha, que é o meu super-herói favorito. Peguei aquela fase do Tobey Maguire e depois do Andrew Garfield, então sempre ia ao cinema para vê-los. Meus amigos até comentavam sobre os filmes do Homem de Ferro e do Capitão América, mas eu não gostava muito. Só comecei a prestar mais atenção quando o Homem Aranha entrou para o Universo Cinematográfico da Marvel, em 2017”, conta Carneiro, que também é fã da DC Comics, especialmente de Liga da Justiça.
Lançado no início da pandemia de Covid-19, o canal Cultura Pop & Cia completou um ano no último mês de abril.
“A ideia surgiu em março do ano passado, quando começou a pandemia. Eu não estava trabalhando e já tinha essa vontade de entrar no YouTube, mas ficava muito indeciso sobre o que falar e como me destacar diante de tantos outros canais. Trancado em casa, sem poder sair nem ver as pessoas, coloquei a ideia no papel, nem que fosse para durar somente um mês. Como não queria começar de qualquer jeito, passei a estudar a plataforma e comprei vários cursos do Peter Jordan, do Ei Nerd, um canal do mesmo nicho, com doze milhões de inscritos, que eu sigo bastante. Fiquei um mês aprendendo e entendendo como as coisas funcionam”, revela João Marcos.
A partir de então, o jovem nerd começou a produzir vídeos com ênfase em filmes da Marvel e da DC, além de animações da Disney. “O canal começou a crescer bastante principalmente de janeiro para cá, quando a Marvel voltou a produzir depois de um ano e meio parada por causa da pandemia. Quando lançaram a primeira série no Disney Plus, os episódios saíam nas sextas-feiras, sempre às cinco da manhã, então eu acordava nesse horário para assistir. Assim, quando eram oito da manhã, já havia vídeo no meu canal para quem estivesse pesquisando sobre o assunto naquele momento. Enquanto outros só postavam vídeos mais tarde, eu saía na frente. Por isso, tenho dado preferência para a Marvel ultimamente porque sei que grande parte das pessoas que se inscreveram no meu canal foi por causa disso”, aponta o youtuber, que está próximo de atingir a marca de mil inscritos.
Os vídeos do canal Cultura Pop & Cia são publicados todas as terças, quartas e sextas-feiras, às 11h45. “A periodicidade às vezes muda de acordo com novos lançamentos e métricas do YouTube, mas a minha rotina de trabalho é diária para alimentar tanto o canal quanto o Instagram. Estou sempre antenado no que acontece nesse mundo, checando os principais portais de notícias e pesquisando a concorrência para ver o que outros canais do gênero estão falando. Isso serve até mesmo para pegar algumas ideias de vídeos atemporais e curiosidades, pensando em deixar algum tipo de conteúdo na gaveta para quando não houver necessidade de publicar algo urgente”, explica João Marcos.
“Sempre busco o lado da informação em primeiro lugar, mas mesclo com opinião. Embora com menos frequência, também faço vídeos com quizzes sobre filmes e séries específicas, que acabam sendo mais bem-humorados. O internauta pode esperar um canal com muita informação, opinião e diversão”, define o jornalista formado pela PUC-Campinas, em 2018.
Responsável por todo o processo de produção dos vídeos, da roteirização à edição, João Marcos Carneiro sonha em rentabilizar o canal, agregar colaboradores e se tornar uma das principais referências sobre cultura pop no país. “Aposto muitas das minhas fichas no canal. Quero ser um dos gigantes no futuro e estou focado nisso. Vejo com muitos bons olhos poder gerar renda, contratar pessoas e dividir o sucesso com outras pessoas. Todo mundo começa assim, então espero que que dê certo e funcione”, almeja.