Quem melhor para falar sobre o futuro do planeta do que os próprios jovens? As autoras da coluna Retrato das Juventudes de 2024, que tem entre 18 e 24 anos, são ou foram alunas de escolas públicas com passagem pela Academia Educar, que traz o lema “Os Incomodados que Mudem o Mundo”. Nesta semana elas estão utilizando suas vozes para alertar sobre os impactos das mudanças climáticas em suas comunidades e no mundo.
A partir desta terça-feira (24), o Hora Campinas dará voz a essas jovens, que vivenciam em primeira mão as consequências das alterações climáticas. Em relatos inspiradores, elas compartilham suas experiências e visões sobre um problema que afeta a todos nós.
A ideia surgiu durante encontros semanais, onde as jovens relatavam os desafios que suas regiões estavam enfrentando, como chuva, queimadas, poluição. Para complementar os fatos, Leandro Ferreira, repórter multimídia do Hora, compartilhou com as jovens colunistas sua experiência na cobertura do recente incêndio em Joaquim Egídio.
As imagens e vídeos produzidos por Leandro, além de documentarem a força da natureza, revelam a fragilidade do nosso planeta e a importância de preservar o meio ambiente. Leandro também compartilhou sua experiência fotográfica em diferentes contextos, mostrando como é possível contar e eternizar histórias por meio da fotografia.

Jô Basso, editora de conteúdo do Hora, destaca a importância de ouvir a voz dos jovens nestas questões tão delicadas e urgentes: “Eles são o futuro e têm um papel crucial na construção de um planeta mais sustentável. Ao dar espaço para seus relatos, estamos contribuindo para a reflexão sobre como podemos construir um mundo melhor para todos”.
A série ‘Mudanças Climáticas Pelo Olhar da Juventude”, coordenada pela jornalista Kátia Camargo, começa amanhã e trará ao leitor a possibilidade de se conectar com a realidade de diferentes regiões e entender como as mudanças climáticas estão afetando a vida das novas gerações.
Acompanhe os relatos das jovens colunistas do portal. Para fortalecer esta importante discussão mande seu depoimento para o Hora Campinas, por meio das nossas redes sociais ou no email redacao@horacampinas.com.br.
A coluna Retrato das Juventudes nasceu de uma parceira entre o Hora Campinas e a Fundação Educar. O objetivo é dar protagonismo aos jovens e saber o que pensa, sonha e acredita a juventude brasileira. Em 2024 o projeto está em sua terceira edição. Este ano participam como colunistas Bruna Beatriz Marques, Lívia Campos Silva, Ludimila Rezende Santos e Tábita Luiza de Ávila Dutra, as jovens nas fotos abaixo.








