Não é preciso ser expert em economia para saber que o sistema financeiro da China tem papel fundamental nas relações internacionais atuais. Maior parceiro comercial do Brasil desde 2009, o país está presente em quase todo o mundo, destacando-se como grande investidor em termos de fluxo de capital e mercadorias.
Já para interessados em entender mais profundamente como a China evoluiu de um modelo de monobanco para se tornar o segundo maior sistema financeiro do mundo atual, em 45 anos, a dica é o livro “As Finanças do Dragão – O Sistema Financeiro Chinês”, de Marcello Azevedo.
A obra está sendo lançada em Campinas nesta quinta-feira (3) em dois eventos: o primeiro deles, na parte da manhã, na Unicamp, dentro do 8º Seminário Pesquisar China Contemporânea (do IFCH) e o segundo, às 18h, na sede do Sindicato dos Bancários de Campinas e Região (Rua Ferreira Penteado, 460, Centro). O evento no sindicato é aberto ao público e contará com a presença do autor.
“Muitas coisas me impressionam sobre o sistema financeiro chinês como a dinâmica de crescimento dele e processo de orientação do governo de que deve servir as pessoas, a economia real e ao desenvolvimento”, conta Marcello Azevedo. Ele explica que o livro é uma extensão de sua tese de doutorado, defendida em 2023, justamente sobre sistemas financeiros e desenvolvimento do sistema financeiro chinês. “Acho que o tema interessa principalmente porque não temos quase nada sobre ele publicado no Brasil. Aliás, ele é tão inédito que quase 90% da publicação vem de documentos chineses oficiais”.
Ainda segundo o autor, o livro aborda a evolução do sistema financeiro chinês com ênfase em “como ele combina Estado, mercado, desenvolvimento e Partido Comunista em uma perspectiva própria e singular, diferentemente dos sistemas ocidentais e do antigo sistema soviético, reformando-se a todo tempo, conforme as decisões dos governantes chineses”.
Serviço:
Lançamento em Campinas do livro As Finanças do Dragão – O Sistema Financeiro Chinês, de Marcello Azevedo,
03 de outubro – (quinta-feira), às 18h
Sede do Sindicato dos Bancários de Campinas e Região (Rua Ferreira Penteado, 460, Centro).