O esperado confronto entre os dois candidatos que protagonizam e antagonizam as eleições presidenciais de 2022 acontece na noite deste domingo, 28 de agosto, a partir das 21h. Depois de hesitação de ambas as campanhas ao longo da última semana, as duas candidaturas confirmaram presença no encontro desta noite.
O debate é uma iniciativa conjunta de um pool de veículos de comunicação (Grupo Bandeirantes, UOL, Folha de S. Paulo e TV Cultura).
O encontro terá transmissão simultânea em todas as plataformas digitais e eletrônicas do grupo. É o primeiro debate presidencial. Ele ocorre depois da série de sabatinas ocorrida na semana passada na TV Globo, e conduzida pelos apresentadores do Jornal Nacional, William Bonner e Renata Vasconcelos. A repercussão das entrevistas ajudou a esquentar, com faíscas e ironias mútuas, o debate deste domingo.
Bancada
A posição dos presidenciáveis no debate será, ainda, motivo de atenção. Lula e Bolsonaro estarão lado a lado. É como se houvesse alta chance de um “curto-circuito” entre ambos, dada a proximidade e a longa trajetória de ataques entre ambos.
Pela ordem, definida em sorteio, da esquerda para a direita, estarão no debate os seis presidenciáveis melhores colocados nas pesquisas de intenção de voto do Datafolha.
São eles: Luiz Felipe D’Ávila (NOVO), Soraya Thronicke (União Brasil), Simone Tebet (MDB), Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT) e Ciro Gomes (PDT).
A conferir o desempenho, os ataques e a repercussão.
Veja o domingo dos candidatos
O segundo domingo de campanha eleitoral movimentou menos a agenda dos candidatos à Presidência. Alguns participaram de reuniões internas e atos públicos, enquanto outros têm como compromisso único a participação no debate promovido pela TV Bandeirantes e pool de veículos.
Ciro Gomes (PDT) participou do lançamento da candidatura de Antonio Neto a deputado federal no bairro da Liberdade, em São Paulo. No local, o presidenciável discursou e disse que é preciso falar sobre o que é fome, porque a elite brasileira está se embrutecendo. Às 21h, Ciro participa de debate.
Felipe D’Avila (Novo) tem como único compromisso deste domingo a participação no debate.
Léo Péricles (UP) não cumpre agenda de campanha hoje. Ele vai passar o dia com a família, o que, segundo a assessoria de imprensa, deve se repetir a cada cinco dias de viagem, depois que sua mãe foi diagnosticada com esclerose lateral amiotrófica (ELA).
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não tem agenda pública hoje além da participação do debate.
Pablo Marçal (PROS) participou de uma reunião com a equipe de campanha na tarde deste domingo.
Roberto Jefferson (PTB) está em prisão domiciliar e não cumpriu agenda pública.
A candidata Simone Tebet (MDB) participa do debate entre os candidatos à Presidência.
Soraya Thronicke (União Brasil) também tem como único compromisso a participação no debate de presidenciáveis.
Vera Lúcia (PSTU) participou de plenária, pela manhã, com candidatos do partido no Capão Redondo, zona sul paulistana.
Veja o tempo dos candidatos à Presidência no horário eleitoral