Para aproveitar a capacidade ociosa do Centro, o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti realizará nessa quinta-feira (8) 15 cirurgias eletivas. Em feriados, o Centro Cirúrgico é reservado para procedimentos de urgência e emergência, o que abre espaço para cirurgias eletivas, como as de hérnias epigástrica, umbilical e inguinal e colecistectomia que serão realizadas nesta quinta.
A convocação de pacientes para as eletivas do mutirão, explicou o hospital, obedeceu critérios como tempo de espera pelo procedimento e condições atuais de saúde. Dez cirurgias ocorrerão no sistema leito-dia, em que o paciente passa pelo procedimento e tem alta no mesmo dia.
Dois dos pacientes serão submetidos a dois procedimentos cada um no mesmo dia. Um fará cirurgias de hérnia epigástrica e umbilical e outro de hérnia inguinal e umbilical.
A hérnia epigástrica é caracterizada por uma espécie de buraco, que se forma devido ao enfraquecimento do músculo da parede abdominal, acima do umbigo, permitindo a saída de tecidos para fora dessa abertura, formando-se uma saliência que se torna visível na parte de fora da barriga.
Outros procedimentos do mutirão serão de correção de hérnia inguinal, situação que ocorre quando os tecidos do interior do abdome saem por um ponto fraco da parede muscular abdominal, na região da virilha. Elas podem ser dolorosas, sobretudo quando a pessoa tosse, se dobra ou levanta objetos pesados.
Também haverá cirurgia de correção de hérnia umbilical – tipo de hérnia que se desenvolve quando há um deslocamento anormal de tecido pela parede abdominal, atrás do umbigo – e colecistectomia (retirada da vesícula biliar).