Quem busca atendimento no pronto-socorro do Hospital Mário Gattinho tem agora a opção de teleconsultas. O projeto-piloto, que faz parte do Saúde Digital – SUS Campinas, começou nesta sexta-feira (26). Dezesseis centros de saúde também adotaram essa modalidade de atendimento. Na Rede Mário Gatti de Urgência e Emergência a ação foi nomeada de Sala Azul Virtual.
Ao passar pela triagem, os pacientes com queixas de menor gravidade podem optar por aguardar o atendimento convencional ou fazer uma teleconsulta. O atendimento será por demanda espontânea. Hoje, seis mães optaram pela teleconsulta.
“Esses atendimentos serão oferecidos para aqueles pacientes que estão na fila de espera para um atendimento convencional e são classificados como de menor gravidade, ou seja, os de risco azul”, explicou o presidente da Rede Mário Gatti de Urgência e Emergência, Sérgio Bisogni.
Para o segundo semestre, a expectativa é que essa modalidade de atendimento também seja adotada no Pronto-Socorro Adulto do Hospital Mário Gatti.
Bisogni reforça que não se trata de substituição do atendimento presencial, mas sim uma alternativa para os pacientes. “Se ao final do atendimento digital a pessoa não sentir que sua demanda foi atendida, poderá aguardar o atendimento convencional”, completou.
Teleconsulta
Hoje, para realizar uma teleconsulta, o paciente precisa ter uma smartphone e acesso à internet. Após fazer o cadastro na plataforma digital, a pessoa recebe um link no whatsapp para fazer a vídeo chamada com o médico do pronto-socorro. Durante a consulta, ele será avaliado e, se necessário, receberá a receita e o atestado digitalmente.
Por enquanto, essa opção está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, período com maior demanda por esse tipo de atendimento.