Agentes de segurança, Vigilância Sanitária, Códigos e Posturas, Fazenda, Procon-SP e Meio Ambiente da Prefeitura de Amparo trabalharam em conjunto na operação Drink Limpo nas noites do último final de semana (sexta e sábado).
A ação tem por objetivo fiscalizar estabelecimentos que comercializem bebidas alcoólicas, verificando a origem, validade e autenticidade dos produtos; apreender e inutilizar bebidas adulteradas, falsificadas ou sem comprovação de procedência; autuar e, se necessário, interditar estabelecimentos que comercializem produtos em desconformidade com a legislação e orientar comerciantes e consumidores sobre os riscos do consumo de bebidas adulteradas.
Foram fiscalizados cerca de 20 estabelecimentos comerciais, com foco na verificação de bebidas importadas com maior índice de falsificação no País.
As equipes iniciaram o trabalho às 18 horas da sexta-feira sendo repetido no sábado. Durante as inspeções, foram encontradas e descartadas diversas bebidas de procedência duvidosa, principalmente cachaças artesanais, sem registro ou comprovação de origem.
Duas mil bebidas sem data de validade ou vencidas foram recolhidas pela fiscalização. A operação também resultou em 1 flagrante de tráfico de entorpecentes, com 1 pessoa detida e presa em flagrante delito.
Um total de 8 GCMs – Guardas Civis Municipais, dois agentes de Fiscalização Fazendária, dois agentes da Vigilância Sanitária, dois agentes do Procon e dois do Meio Ambiente participaram da ação.
“A operação foi concluída com êxito, atingindo os objetivos de fiscalização integrada e combate a ilícitos administrativos e criminais, contribuindo para a segurança e proteção do consumidor no município”, ressaltaram as secretarias envolvidas na ação, em nota.