PUBLICIDADE
24 de novembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Turismo

Monte Sião, sul de Minas, tem atrativos que vão além das malhas e tricô

Há muito o que fazer e conhecer na pacata cidade

Redação Por Redação
23 de abril de 2023
em Turismo
Tempo de leitura: 5 mins
A A
Monte Sião, sul de Minas, tem atrativos que vão além das malhas e tricô

Área de produção da Porcelana Monte Sião, que emprega 60 funcionários. Fotos: Jéssica Aquino/Divulgação

Reginaldo Pupo

Especial para o Hora Campinas

 

Igrejas, mosteiros, praças, museus, cachoeiras, artesanatos e até produtores artesanais de queijos, vinhos e doces são alguns dos muitos atrativos da pacata e acolhedora cidade de Monte Sião, localizada no Sul de Minas Gerais, na divisa com a cidade paulista de Águas de Lindóia. A cidade está a 196km de São Paulo.

Esses pontos turísticos fogem do seu tradicional roteiro de malhas e tricô, que fazem a fama do destino desde 1973, quando o município recebeu, oficialmente, o título de Capital Nacional da Moda Tricot.

Um dos lugares mais visitados é a Praça Prefeito Mário Zucato. O espaço é tomado por diversas espécies de árvores e plantas que foram primorosamente podadas, dando formas a desenhos de bichos como elefantes, aves, coelhos e até dinossauros. Há até filas de turistas para fazer fotos em meio a esta verdadeira obra de arte da jardinagem.

Árvores e plantas foram podadas para dar formas a desenhos de bichos na Praça Prefeito Mário Zucato.

Ainda na praça, turistas moderninhos contrastam com alguns de seus moradores mais antigos, que ainda mantêm as características típicas do interior, como o uso do chapéu de palha. Hospitaleiros e bons de “prosa”, alguns deles mascam fumo enquanto contam seus “causos” e depois vão embora a cavalo pelas ruas movimentadas do centro.

Na praça ainda é possível colocar as crianças para pilotar carrinhos de madeira, para tomar sorvete à moda antiga, naquelas máquinas que transformam líquidos coloridos na guloseima. Nada de carros barulhentos ou rebaixados. Muitos jovens saem com as namoradas pilotando charretes.

E se a ordem é voltar ao tempo, a alguns quarteirões dali, programe uma visita ao Museu Histórico e Geográfico de Monte Sião, que exibe a cultura local e as tradições por meio de objetos e utensílios de épocas remotas. Entre os destaques está uma réplica de uma casa feita do mesmo material usado antigamente, técnica de pau a pique, e bonecos de cera representando cenas do cotidiano dos antepassados, além de objetos que eram utilizados para o trabalho.

Objetos e utensílios de épocas remotas estão em exposição no museu

Conta também com uma réplica de cavernas de Minas Gerais e uma gruta artificial com representação realista, única construída em um museu brasileiro. Barbearias, farmácias, sapatarias e até um consultório dentário móvel, de 1924, são reproduzidos fielmente com objetos originais de suas respectivas épocas. A primeira máquina de fazer tricô de Monte Sião também está exposta.

Os apaixonados por automobilismo vão vibrar ao se deparar com um caminhão Chevrolet de 1927, de quatro cilindros e 40 cavalos, montado nos Estados Unidos.

O Mirante da Santa é um ótimo ponto turístico de Monte Sião para os visitantes do Sul de Minas Gerais. É um lugar que inspira paz, tranquilidade, religiosidade e onde é possível desfrutar de uma linda paisagem e está localizado a cerca e quatro quilômetros do centro. O lugar é um importante atrativo para os devotos da santa e montessionenses e faz parte da história do município.

Mirante da Santa fica a menos de 4km do centro da cidade

 

Centro de Informações

Localizado na Praça Prefeito Mário Zucato, o receptivo turístico de Monte Sião acabou se tornando um dos atrativos mais visitados (e fotografados) do lugar, sendo o centro das atenções, pois funciona em um micro-ônibus totalmente “envelopado” e decorado com tricô. Algumas peças do veículo, como os parafusos da roda, ganharam decoração feita em peças de porcelana.

O receptivo funciona desde 2019 na entrada da praça e a cada ano o envelopamento muda para dar lugar a outro tema escolhido pelos idealizadores do projeto.

Em 2021, por exemplo, o tema foi “Tudo o que é feito com amor floresce”. Passam pelo receptivo, em média, 1,5 mil turistas apenas aos sábados, segundo a coordenadora Marivani Ruiz.

No interior do ônibus-receptivo, além de estrutura como TV com vídeos institucionais, folheteria e até cafeteria, funciona uma espécie de empório onde são expostos produtos artesanais produzidos na cidade ou região, como cafés, cachaças, doces, porcelanas, vinhos, roupas e objetos de decoração. No corredor, totens mostram por meio de fotos os atrativos turísticos.

O Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa de Monte Sião (MG)

Fé e religiosidade

A poucos passos dali, apenas atravessando a rua, está o Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. O lugar é repleto de detalhes e, por esse motivo, vale a pena ficar um tempinho ali observando cada um deles.

Construída em 1849, é a primeira igreja dedicada a Medalha Milagrosa do Brasil. Pesquisas realizadas em documentos arquivados na Cúria de São Paulo e Pouso Alegre (MG), em arquivos paroquiais e particulares de Ouro Fino (MG) e Monte Sião, comprovam esse pioneirismo religioso.

A igreja e a cidade integram o Caminho da Fé, uma rota peregrina que liga as cidades de Águas da Prata (SP) a Aparecida (SP), esta última distante 282km de Monte Sião. O trajeto mais longo tem 742km saindo do município de Borborema (MG) e o mais curto, partindo de Paraisópolis (MG), tem 134km.

Outra igreja que merece ser visitada é a do Rosário, no centro. Embora tenha sido inaugurada oficialmente em 1955, ela já existia como uma capela de pau a pique desde o século 19. Ganhou esse nome por ficar em um local conhecido como Largo do Rosário.

Em 1953 foi demolida e doada à prefeitura de Monte Sião para ser reconstruída dois anos depois com dinheiro arrecadado em uma quermesse na cidade. Ao redor da igreja foi construída uma praça que também levou o nome de Rosário. Nela, produtores de tricô artesanais expõem seus trabalhos em barraquinhas para a venda e atraem clientes, na maioria turistas, interessados em obter peças feitas caprichosamente à mão.

Área de produção da Porcelana Monte Sião, que emprega 60 funcionários

Por dentro do processo de produção das porcelanas

Um ícone de Monte Sião, as porcelanas que levam o nome da cidade são objetos de desejo de muitos turistas por causa das formas, da qualidade e, principalmente, da pintura feita à mão, que remetem às porcelanas portuguesas coloniais fabricadas desde o século passado em países europeus.

Os cerca de 200 tipos de porcelanas produzidos artesanalmente na fábrica, que existe desde 1959 na cidade, são vendidos para todo o país por meio de e-commerce. É a única porcelana patenteada produzida artesanalmente nas cores azul e branca do país.

O processo de produção começa com a junção dos quatro minérios necessários para a formação da massa que, ao final, se transformará na porcelana: caulim, feldspato, argila e quartzo. Após a formação de uma matriz, que posteriormente gerará cópias dos produtos a serem produzidos, após 60 horas girando em um gigantesco tambor, a massa é estocada para depois ser reidratada.

Após esse processo, são feitos os moldes de pratos, xícaras, jarras, pratos, tigelas, travessas, floreiras, vasos, entre outras centenas de produtos, e objetos de decoração. Depois de tudo ir ao forno a 1.300ºC, queimando por 40 horas, após a utilização de 70m² de lenha, os produtos passam a ganhar sua principal característica e identidade visual, que é a pintura, feita de tinta azul de cobalto.

Todas as porcelanas recebem uma pintura de uma margarida com oito pétalas, que depois passam por um banho de esmalte para ganhar brilho. São cerca de 25 mil peças produzidas mensalmente por 60 funcionários.

Tags: artesanatoatrativosigrejamalhaMinasMinas Geraismirantemonte siãomuseupasseioporcelanasSultricô
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Campanha Vinho Legal orienta consumidores sobre vinhos de procedência garantida
Turismo

Campanha Vinho Legal orienta consumidores sobre vinhos de procedência garantida

Por Redação
18 de novembro de 2025

...

Conheça o único trem turístico do Brasil que conta a história da Proclamação da República
Turismo

Conheça o único trem turístico do Brasil que conta a história da Proclamação da República

Por Redação
14 de novembro de 2025

...

Como os campineiros podem se organizar para uma viagem de trabalho no Rio de Janeiro

Como os campineiros podem se organizar para uma viagem de trabalho no Rio de Janeiro

12 de novembro de 2025
Hotéis de Campos do Jordão são eleitos os melhores de montanha em premiação nacional de luxo

Hotéis de Campos do Jordão são eleitos os melhores de montanha em premiação nacional de luxo

10 de novembro de 2025
Festival gastronômico em Ilhabela reunirá culinária típica de 12 países

Festival gastronômico em Ilhabela reunirá culinária típica de 12 países

7 de novembro de 2025
Paraibuna esconde refúgios naturais, cenários bucólicos e 204 ilhas

Paraibuna esconde refúgios naturais, cenários bucólicos e 204 ilhas

5 de novembro de 2025
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Suspeito de participar de roubo ao Iguatemi Campinas morre em confronto com o BAEP

    Suspeito de participar de roubo ao Iguatemi Campinas morre em confronto com o BAEP

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • O boom das corridas de rua e a força do movimento que une corpo, mente e amizades – por Daniela Nucci

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Cantata ‘Um Grito de Paz’ marca início de celebrações natalinas em Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Prevenção do suicídio: todos têm um papel a desempenhar – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Jovem morre após carro ser arrastado pela enxurrada em Hortolândia

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.