O astronauta da missão Apollo 8, em 1968, William Anders, morreu na sexta-feira (7) quando o avião que pilotava sozinho caiu nas águas ao lago das Ilhas San Juan, no estado de Washington.
Anders, de 90 anos, registrou a primeira imagem a cores da Terra vista do espaço, considerada a responsável por desencadear o movimento ambientalista global por mostrar como o planeta parecia delicado e isolado.
O senador do Arizona e astronauta reformado da agência espacial norte-americana NASA, Mark Kelly, escreveu na rede social X (antigo Twitter): “Bill Anders mudou para sempre a nossa perspetiva do nosso planeta e de nós próprios com a sua famosa fotografia do nascer da Terra na Apollo 8. Inspirou-me a mim e a gerações de astronautas e exploradores. Os meus pensamentos estão com a família e amigos”.
O filho Greg Anders confirmou a morte. De acordo com a Associação Federal de Aviação norte-americana, apenas o piloto estava a bordo do avião Beech A45. As autoridades norte-americanas estão a investigar o acidente.







