Duas vidas de motociclistas foram salvas em vias urbanas no primeiro quadrimestre de 2025: foram 10 óbitos até abril deste ano e 12 no mesmo período de 2024, queda de 17%. No entanto, os motociclistas e garupas ainda representam a maioria das mortes no trânsito: 10 (48%) das 21 vidas perdidas em vias urbanas. O total de mortes no eixo urbano de Campinas é, portanto, 5% menor do que o registrado no mesmo período de 2024 (22 óbitos).
Os dados preliminares são do Boletim Mensal de Óbitos no Trânsito da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e ainda podem ter alterações.
Os pedestres ocupam a segunda posição como os mais vulneráveis no trânsito, com 33% das mortes em vias urbanas. Foram sete vítimas de atropelamentos computadas entre janeiro e abril de 2025.
Três ocupantes de demais veículos perderam a vida no período, nas vias urbanas. O número indica uma morte a menos (queda de 25%) em relação ao mesmo período de 2024. Não houve óbitos de ciclistas nos últimos três meses, a última foi contabilizada em janeiro.
Confira os locais onde ocorreram os acidentes fatais em 2025:
– Av. Padre Gaspar Bertoni (motociclista).
– Av. Ruy Rodriguez (motociclista).
– Av. José Christóvão Gonçalves (motociclista).
– R. Dez / antiga rod. Santos Dumont (motociclista).
– Av. Suaçuna (motociclista).
– R. General Osório (motociclista).
– Av. das Amoreiras (motociclista).
– R. Marcelina Rodrigues Paschoal (motociclista).
– R. Cosmópolis (motociclista).
– R. Padre João Batista Carvalho (motociclista).
– Av. John Boyd Dunlop (pedestre).
– R. Dr. Eduardo Edarge Badaró (pedestre).
– R. Barão de Jaguara (pedestre).
– Av. Sylvia da Silva Braga (pedestre).
– Av. Isaura Roque Quércia (pedestre).
– Av. Joaquim Vilac (pedestre).
– R. Mário Erbolato (pedestre).
– R. Celso Lopes (ocupante demais veículos).
– Av. John Boyd Dunlop (ocupante demais veículos).
– Av. Dr. Moraes Salles (ocupante demais veículos).
– R. das Acácias (ciclista).
Velocidade já causou três mortes no trânsito em 2025
Entre os 22 óbitos em vias urbanas, registrados, seis tiveram as causas analisadas pelo Comitê Vida no Trânsito. Três mortes (50%) envolveram excesso de velocidade ou velocidade inadequada e outras duas (33%) foram motivadas pela combinação de bebida e direção.
O Boletim Mensal Informativo de Óbitos no Trânsito está disponível no site da Emdec, na seção “Cadernos de Acidentalidade”.
Balanço atualizado aponta 156 vidas perdidas em 2024
A Emdec atualizou o número de óbitos no trânsito em 2024: 156 vidas perdidas. Foram 72 mortes em vias urbanas (46% do total) e 84 (54% do total) em rodovias. São três vidas salvas em relação ao registrado em 2023, quando 159 pessoas morreram no trânsito campineiro.
Quando comparados os quadrimestres de cada ano, a queda foi de 38% – 56 vidas perdidas entre janeiro e abril de 2024 e 35 no mesmo período deste ano.