Dados do GEM (Global Entrepreneurship Monitor 2020), principal pesquisa global sobre empreendedorismo, apontam que o Brasil é o sétimo país com maior número de mulheres empreendedoras no mundo. Além disso, quase metade dos lares brasileiros é sustentada pelas mulheres. Esses dados mostram que, dos 52 milhões de empreendedores no país, 57% são mulheres. Com relação às MEIs (Microempreendedoras individuais), as mulheres representam 48%, com preferência por categorias como beleza, moda e alimentação.
Elas são ainda as mais ágeis na hora de implementar inovações em seus negócios. Cerca de 71% usam redes sociais, apps e internet para vender produtos, contra 63% dos homens, aponta pesquisa do Sebrae com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), de 2020.
Nesse cenário de empreendedoras há também a preocupação com a saúde e bem-estar. O Programa Nacional da Saúde (PNS) divulgou, em 2019, que de 76,2% da população que buscou atendimento médico, 82,3% eram mulheres. Por isso, algumas operadoras investem cada vez mais em planos personalizados e que atendam às necessidades das mulheres.
O público feminino é o que mais busca programas de promoção à saúde disponibilizados aos beneficiários que contam com planos de saúde. Isso, porque os atendimentos são focados na cultura do autocuidado e na prevenção e oferecem um atendimento prolongado com serviços personalizados de acordo com as necessidades daquele paciente, sendo a maior parte dos atendimentos regulares realizados com mulheres. O mesmo acontece com programas de cuidado com a saúde mental – no serviço de atendimento telefônico especializado, mais da metade é composto pelo público feminino.
Assim, os tratamentos para o público feminino sempre ganham protagonismo. O mês das mulheres é um dos principais momentos do ano em que esse tema se destaca e passa a ser promovido nos diversos campos de atendimentos.
Os cuidados com todos os aspectos da saúde e bem-estar sempre foram grandes preocupações entre as mulheres. Segundo os dados de contratação do “Vida do Seu Jeito”, da Porto Seguro, 45% do público que contrata é formado por mulheres. A faixa etária média entre elas é de 54 anos. Os números mostram que elas estão cada vez mais antenadas, conscientes, dispostas e seguras de suas escolhas. Fazem planos e buscam maior tranquilidade para viver hoje, tornando reais seus projetos de vida e garantindo apoio em caso de contratempos do futuro.
Walmando Fernandes, administrador de empresas e MBA em gestão empresarial, é Head da Porto Seguro na região de Campinas