Uma das vítimas do acidente envolvendo o passeio turístico da Maria Fumaça, na tarde de sábado, na ponte sobre o Rio Atibaia, na rota entre Campinas e Jaguariúna, deixou esta manhã o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, para onde foi levada.
De acordo com a unidade, “a paciente foi avaliada pelas equipes de cirurgia do trauma e neurocirurgia do hospital, além de passar por exames radiológicos e laboratoriais”. Segundo a nota divulgada à imprensa, “nenhuma anormalidade foi observada” e ela teve alta neste domingo (10).
A mulher, de 28 anos, teve ferimentos leves ao pular para escapar da colisão com a composição turística.
Já a vítima mais jovem, de 23 anos, foi atingida e despencou de quatro metros de altura. Ela foi socorrida pelo helicóptero Águia, da Polícia Militar. Ela teve o braço amputado e foi encaminhada ao Hospital das Clínicas (HC), em São Paulo, onde passou por uma cirurgia para reimplante do membro. O Hora Campinas não conseguiu apurar o estado de saúde da jovem.
O acidente
As vítimas estavam realizando a travessia da ponte sobre o Rio Atibaia junto com outros familiares. Os demais conseguiram atravessar a tempo. Embora o maquinista tenha avistado o grupo de pessoas e conseguido frear, não foi possível evitar o acidente. A locomotiva se deslocava a cerca de 20 km/h, com direção à Estação Anhumas, quando começou a reduzir a velocidade e apitar.
O trem ficou paralisado por alguns minutos para o atendimento médico, mas depois prosseguiu o trajeto normalmente com aproximadamente 200 pessoas a bordo. Um boletim de ocorrência foi registrado no 4º Distrito Policial de Campinas. Neste domingo, os passeios ocorreram nos horários previstos.

A Maria Fumaça é administrada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) – Regional Campinas. A entidade opera a Viação Férrea Campinas-Jaguariúna. Para manter as operações ferroviárias, a ABPF possui na estação do distrito de Carlos Gomes uma oficina para a reforma e manutenção de locomotivas a vapor, a diesel, carros e vagões.
Além disso, a ABPF cuida de 24,5kms de ferrovia (aproximadamente), que são utilizados para operação da Viação Férrea Campinas-Jaguariúna. Os passeios ocorrem nos fins de semana e feriados.