O Museu da Inclusão, unidade museológica vinculada à Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, lançou o seu novo portal acessível pensando em atender a todas as pessoas com e sem deficiência, uma vez que a instituição tem como objetivo preservar, pesquisar e comunicar a luta por direitos do movimento social das pessoas com deficiência. O lançamento celebrou também o Dia Mundial da Internet, comemorado no dia 17 de maio, data estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Confira o novo portal do Museu da Inclusão: http://www.museudainclusao.org.br
Durante live transmitida nas páginas oficiais da Secretaria via Facebook (PessoaComDeficienciaSP) e do Museu da Inclusão (MuseuDaInclusao), foi anunciado que o novo portal já chega com o Selo de Acessibilidade Digital, sendo o primeiro museu do Brasil a receber a certificação. A iniciativa garante e certifica páginas web que cumprem com os critérios de acessibilidade estabelecidos nacional e internacionalmente.
A Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, falou sobre a importância da data e do lançamento emblemático. “Hoje é o Dia Internacional da Internet, a abertura da Semana Nacional de Museus e o aniversário de três anos do Selo de Acessibilidade Digital. Não por acaso hoje lançamos nosso portal do Museu da Inclusão, queremos registrar que é a primeira vez que um museu tem a certificação”, disse.
A avaliação segue os critérios estabelecidos no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG), do Governo Federal, e as diretrizes de verificação previstas na Portaria SMPED-GAB nº 28/2019, que regula o Selo de Acessibilidade Digital. “É marcante esse selo porque nos dá autonomia e liberdade quando atende pessoas com as mais diversas deficiências. Todas as pessoas têm direito à vida e a oportunidades iguais, isso é o que queremos”, ressaltou Célia.
Desde a criação do conteúdo, as descrições de imagens, os vídeos acessíveis, contraste das imagens, linguagem fácil, até a parte técnica como programação, foram criados para facilitar e levar o usuário a um outro nível de navegação. A construção da plataforma contou com o envolvimento pessoal e a expertise de colaboradores com deficiência que, também, validaram a acessibilidade.
Estima-se que mais de 15 milhões de pessoas com deficiência no Brasil possuem capacidade de consumo de conteúdo, serviços e produtos como qualquer indivíduo. A partir do momento que um site se torna acessível, ele amplia o canal de diálogo.