A Nissan confirmou recentemente o início das vendas do Novo Nissan Sentra no mercado brasileiro para o final de março. Os consumidores brasileiros terão, então, a oportunidade de presenciar mais um capítulo da longa história desse sedã, que está em sua oitava geração.
Apesar de ter se tornado um nome global em 1982, e ter suas gerações contadas a partir desse marco, a jornada do que seria a linha Nissan Sentra começou bem antes. Teve início no Japão com o lançamento na década de 1960 de um sedã chamado Nissan Tsuru, nome de uma ave sagrada do país, que é símbolo da saúde, da boa sorte, felicidade, longevidade e da fortuna.
Esse foi o nome do que pode ser considerado o antepassado da família Sentra que, por sua vez, foi o primeiro produto da empresa japonesa sob a identidade Nissan nos Estados Unidos, mercado no qual foi substituto direto do Datsun 210, inicialmente importado do Japão.
O sedã foi vendido com diferentes nomes pelo mundo nas últimas décadas. Nos Estados Unidos, por exemplo, começou como Sunny. No México e em algumas regiões da América Latina foi conhecido, logo no início, como Lucino.
Sentra é uma palavra originária do grego “kentron”, que significa “centro” e se refere a algo central, que tem o tamanho ideal para proporcionar segurança e conforto. No Brasil, a trajetória do sedã começou em 2004, ano do lançamento do modelo em nosso mercado. Uma história que vai ganhar um novo capítulo com a chegada ao país do Novo Nissan Sentra, que mantém a tradição de sua linhagem, mas também inova com muita tecnologia de ponta e design diferenciado.