Em busca da reabilitação após ser derrotado pelo Goiás, o Guarani volta a campo nesta quarta-feira (18) para receber o Botafogo, às 19h, no Brinco de Ouro da Princesa, pela 19ª e última rodada do primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro. Na sétima posição na tabela de classificação com 29 pontos, o Bugre vai em busca da vitória para terminar a primeira parte da competição ao menos próximo ou dentro do G4. Oitavo colocado com 28 pontos, o Fogão também quer o triunfo para superar o rival de Campinas e se aproximar ou entrar no grupo dos quatro primeiros colocados.
Para a partida de hoje, o técnico Daniel Paulista vai promover mudanças em todos os setores da equipe. No gol, Rafael Martins assume a titularidade, e Gabriel Mesquita vai para o banco de reservas por opção técnica. Na defesa, Thales está suspenso e Ronaldo Alves entra no time para formar dupla com Carlão. Livres após serem advertidos com o terceiro cartão amarelo e ficarem fora da última partida, Diogo Mateus e Bidu ficam à disposição e serão titulares na lateral-direita e lateral-esquerda, respectivamente.
No meio-campo, Tony deve formar dupla de volantes ao lado de Bruno Silva, já que Índio está suspenso e Rodrigo Andrade ainda se recupera de lesão muscular. Régis é mais um atleta que continua no departamento médico sem previsão de retorno, e Andrigo começa o jogo mais uma vez. No ataque, Bruno Sávio retorna depois de cumprir suspensão no último jogo, e Júlio César deve ser escalado, agora 100% recuperado de lesão.
Sem imprevistos de última hora, o Guarani deve entrar em campo na noite de hoje com Rafael Martins; Diogo Mateus, Ronaldo Alves, Carlão e Bidu; Bruno Silva, Tony e Andrigo, Bruno Sávio, Júlio César e Lucão do Break.
E o Botafogo?
Vindo de quatro vitórias e apenas um gol sofrido nos últimos cinco jogos, o Botafogo vai a campo no Brinco de Ouro da Princesa com o objetivo de manter a sequência positiva na Série B do Campeonato Brasileiro. Para o confronto com o Bugre, o técnico Enderson Moreira não deve promover mudanças radicais na equipe.
No meio-campo, Barreto disputa posição com Pedro Castro para formar dupla de volantes ao lado de Luís Oyama. O lateral-esquerdo Guilherme Santos e o atacante Ronald continuam no departamento médico em recuperação de tendinite patelar no joelho direito e operação no tornozelo, respectivamente. Em transição física, os goleiros Gatito Fernández e Diego Cavalieri, além do lateral-direito Jonathan, também ficam fora da partida.
A tendência é que o Botafogo entre em campo na noite de hoje com Diego Loureiro; Daniel Borges, Kanu, Carli e Hugo; Luís Oyama, Pedro Castro (Barreto) e Chay; Marco Antônio, Diego Gonçalves e Rafael Navarro.
Histórico
Guarani e Botafogo já se enfrentaram 31 vezes e o retrospecto é equilibrado, com dez vitórias do Bugre, dez empates e 11 triunfos do Glorioso. O Alviverde marcou 38 gols, enquanto o time da estrela solitária balançou a rede 37 vezes.
O jogo de hoje será o primeiro encontro entre os clubes pela Série B do Campeonato Brasileiro.
O último confronto entre as equipes aconteceu há nove anos, no dia 18 de abril de 2012, no estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro, e a partida terminou empatada por 0 a 0, o que garantiu a classificação dos cariocas para as oitavas de final da Copa do Brasil. Duas semanas antes, mais precisamente no dia 4 de abril de 2012, os clubes duelaram no Brinco de Ouro da Princesa pela última vez, e o Botafogo venceu por 2 a 1, com gols de Renatinho e Herrera. Bruno Mendes descontou para o Guarani.
Em Campinas, as equipes já se enfrentaram 13 vezes, com vantagem para o Bugre – seis vitórias, três empates e quatro derrotas. Entretanto, o último triunfo do time campineiro sobre o adversário aconteceu no dia 14 de novembro de 2002, quando a partida terminou 2 a 0, com gols de Marquinhos e Martinez, pela primeira fase da primeira divisão do Brasileirão.