Os restaurantes universitários da Unicamp estão com nova gestão. A Soluções Serviços Terceirizados Lltda assumiu na segunda-feira (5) o fornecimento da refeição nos campi de Campinas, Limeira e Piracicaba e também nas escolas técnicas.
A empresa ganhou a licitação, depois que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) encontrou irregularidades no contrato celebrado com a Funcamp para a prestação do serviço. A transição ocorre em meio a polêmicas, com os alunos apontando histórico de irregularidades por parte da empresa. A Soluções se defende e reforça sua boa reputação no mercado.
No início de agosto, alunos e trabalhadores da Unicamp se organizaram com faixas em protesto contra as demissões de funcionários terceirizados do Restaurante Universitário, chamado de “bandejão”. A nova empresa, por outro lado, afirma que todos os funcionários foram convidados a fazer parte do quadro. Segundo a Soluções, mais de 50% do total de colaboradores da antiga prestadora estão sendo reaproveitados pela nova gestão, integrando a maioria do atual grupo de trabalhadores.
“Um dos pontos de discórdia foi o auxílio creche”, diz Antonio Carlos Valini, gerente de marketing da Soluções. “Trata-se de um benefício que muitos tinham, mas que não custeamos porque a categoria não contempla”, explica Valini, acrescentando ainda que alguns funcionários ficaram perdidos no processo de mudança. “Fizemos a contratação com antecedência, no dia 27 de agosto, data em que a Funcamp ainda não havia desligado todos os colaboradores. Isso gerou uma insegurança”, avalia.
Valini diz que desde sexta-feira muitos trabalhadores antes com a situação indefinida estão procurando a Soluções. “Estamos acolhendo a todos. Numa condição de desistência ou de ampliação do quadro, eles serão chamados imediatamente”, garante o gerente.
DCE protesta e Soluções se defende
O Diretório Central dos Estudantes (DCE) afirma que a recontratação dos funcionários ocorreu em resposta aos protestos no início de agosto, quando, de acordo com o diretório, 300 trabalhadores seriam demitidos. “E os colaboradores que estão sendo reaproveitados na nova gestão ficaram com uma jornada de trabalho maior, continuam com o mesmo salário e perderam benefícios”, alegam os estudantes.
O DCE afirma também que cobrou uma posição da Unicamp quanto à licitação. “Estranho uma empresa alvo de tantas denúncias de irregularidades, como a Soluções, ser a escolhida”, questionam os alunos, expondo reportagens que apontam suspeitas de fraudes ligadas à empresa em Uberaba e Joinville. “Não tivemos uma resposta por parte da universidade ainda.”
Segundo os estudantes, logo em seu primeiro dia na Unicamp a empresa já gerou insatisfação. “Os talheres no café da manhã eram de plástico e isso impacta o meio ambiente. E uma aluna encontrou larva na sua comida”, denuncia o DCE. As grandes filas, um velho problema do “bandejão”, também prosseguiram, de acordo com os alunos. “Iremos continuar com os protestos”, afirmam.
A Soluções se pronunciou a respeito das questões levantadas pelo DCE. Com relação à jornada de trabalho dos funcionários, alega que “a empresa segue a Convenção Coletiva de Trabalho do Sintercamp, entidade que os representa, e todos os benefícios previstos nela”.
Sobre as filas, aponta que o problema “não se justifica pela lentidão no processo e sim pelo volume de alunos atendidos”. A fornecedora afirma ainda que irá trabalhar para amenizar o problema, que é histórico.
Segundo a Soluções, não chegou ao conhecimento da empresa a presença de larva na refeição de uma aluna. “Sem evidência, não temos como nos pronunciarmos”. Sobre o uso de talheres descartáveis, a fornecedora alega que foi uma experiência para avaliar a agilidade no serviço. “Uma tentativa de diminuir a fila de devolução e separação de bandejas e utensílios”.
A Soluções também se pronunciou sobre as irregularidades apontadas pelos alunos e diz que nenhuma denúncia chegou a ser comprovada. “A demonstração da legalidade está na manutenção dos serviços em Uberaba e Joinville”, observa a empresa.
Estrutura
A Soluções Serviços Terceirizados LTDA tem mais de dez anos de atuação no mercado e fornece mais de 1 milhão e 100 mil refeições por dia em escolas, empresas, hospitais, universidades e unidades prisionais.
Na Unicamp, serão servidas de 17 mil a 18 mil refeições diárias em um trabalho que mobilizará 270 funcionários. “Seremos responsáveis pela aquisição de insumos e ingredientes, produção, transporte e logística”, esclarece Valini. “A estrutura é da Unicamp, complementada pela Soluções, com utensílios, equipamentos, mobílias e containers. Toda a manutenção dos equipamentos é por nossa conta.”
A proposta, segundo a empresa, é fazer uma parceria com o público para que o serviço atenda as expectativas de estudantes e funcionários. “É certo que o cardápio vegano será servido em todas as unidades. Haverá a volta do suco e a possibilidade de repetição”, aponta o gerente de marketing da Soluções. A licitação é de cinco anos, com possibilidade de renovação.
Universitários consultados pelo Hora Campinas apontam que o suco já faz parte do cardápio, além do café. Esses quesitos foram considerados positivos pelos alunos, que estão avaliando a qualidade da comida servida.