Duas cerimônias foram realizadas nesta quinta-feira (15) na 11ª Brigada de Infantaria Leve do Exército, em Campinas. A primeira Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP) Guarani, que recebeu o nome de Campinas, foi batizada pela manhã, com a presença do prefeito Dário Saadi. Na sequência, as autoridades seguiram para a cerimônia de inauguração do Mastro do Forte Anhanguera, de 36m altura, instalado no trecho da Avenida Soldado Passarinho que se liga à Rodovia Anhanguera.
Em evento no 28º Batalhão de Infantaria Leve, foi apresentado o blindado que recebeu o nome de Campinas em homenagem ao município-sede da unidade militar. A VBTP Guarani foi desenvolvida com tecnologia nacional, projetada e fabricada pela Iveco Veículos de Defesa do Brasil.
A principal característica dos blindados é o design modular, que permite incorporar diferentes torres, armas, sensores e sistemas de comunicações para o mesmo carro. A viatura é anfíbia, com tração nas seis rodas e proteção antiminas, com capacidade para até 11 tripulantes. Ao todo, a Brigada contará com 126 VBTP Guarani. Os veículos são empregados em terrenos urbanos.
A chegada das viaturas também marca a transformação da 11ª Brigada de Infantaria Leve na 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada. O Comandante da Brigada, General Edson Massayuki Hiroshi, explicou que as novas viaturas têm maior capacidade de mobilidade, mais ação de choque e poder de fogo, além de representar uma nova identidade para a tropa.
Após o batismo da viatura, houve a inauguração do Mastro do Forte Anhanguera. O mastro foi instalado no trecho da Avenida Soldado Passarinho que se liga à Rodovia Anhanguera. Tem 36 metros de altura e possui iluminação na própria haste da bandeira. O equipamento conta com um sistema moderno de giro, que permite que a bandeira acompanhe a direção geral dos ventos.