A família Abarth está crescendo e, depois do sucesso do Pulse, chegou a vez do Fastback. O primeiro SUV Coupé da Fiat agora traz o melhor da performance, tecnologia e inovação em um legítimo Abarth feito sob medida para os amantes de velocidade e adrenalina.
A Abarth foi fundada em 1949, fruto da paixão de Carlo Abarth, piloto de corridas. Ano passado, a marca retornou ao Brasil e, agora, aumenta sua gama com o Fastback, um moderno SUV Coupé que atrai os olhares por onde passa.
Mas a história da Abarth no país é de longa data. Vale relembrar que por aqui já foram comercializados outros dois modelos envenenados: o Stillo, em 2002, com a sua versão mais potente e, em 2014, o icônico 500 Abarth.
Desenvolvido e produzido no Polo Automotivo da Stellantis em Betim (MG), o Novo Fastback Abarth mantém os traços que fazem sucesso no SUV Coupé, com um toque da direção provocante do escorpião mais famoso do mundo.
Dispensando opcionais, traz ampla lista de equipamentos de série, como escapamento duplo esportivo, central multimídia de 10,1″ com serviços conectados, paddle shifters, ADAS (sistemas avançados de assistência à direção), freio de mão eletrônico com Auto Hold e wireless charger (carregador por indução).
Não é novidade que o mercado de SUVs teve um grande salto nos últimos anos. Atualmente, essa fatia já corresponde a 36% do mercado. Olhando mais especificamente para os B-SUVs, com o Pulse e o Fastback, a Fiat já ocupa a segunda posição deste segmento com 16% de market share. Já com a Abarth, o propósito é trazer mais exclusividade e performance para esse nicho e, assim, atingir um público que procura por um veículo esportivo premium.
Performance
A performance do Novo Fastback Abarth é seu ponto alto. Equipado com o motor de maior potência e torque da categoria – 180 cv (gasolina) / 185 cv (etanol) e 270Nm, o modelo traz sob o capô o propulsor Turbo 270. Já quando o assunto é aceleração, ele também faz bonito e vai de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos. Além disso, sua velocidade máxima é de 220km/h (etanol) e a relação peso-potência é de 7,0 kg/cv.
O Novo Fastback Abarth foi desenvolvido sobre a plataforma MLA e teve ajustes específicos para o modelo, como a calibração do motor e do câmbio, levando a trocas mais rápidas e esportivas. Ele traz ainda uma dinâmica mais precisa, contando com uma direção mais direta, além de rodas mais largas (18”) e mais leves e pneus mais aderentes.
Também houve alterações no sistema de exaustão, com escape duplo bilateral e ronco muito esportivo e marcante, típico de um autêntico Abarth. Já as suspensões passam a garantir mais estabilidade e dirigibilidade, com menor rolagem e menor altura de solo (5 mm a menos em relação ao Fiat Fastback). As molas ficaram mais rígidas e os amortecedores até 21% mais estáveis. Já a suspensão dianteira ganhou nova geometria, o que garantiu uma melhor dirigibilidade.
Ele possui o vão livre do solo de 215mm, 20° de ângulo de entrada e 23° de saída. Aliás, comparado com o Novo Fiat Fastback, o Abarth possui um tempo de resposta até 49% mais rápido, entregando mais esportividade. Possui câmbio automático de seis marchas e três modos de condução: Normal, com foco em esportividade e conforto; Manual, trazendo versatilidade e personalidade, e Poison, exclusivo da marca, com resposta rápida e envenenada e muito mais fun-to-drive.
Preços
Com a chegada do Fastback Abarth, houve um novo posicionamento de preço na gama. O preço sugerido da versão Limited Edition Powered by Abarth foi reduzido em R$ 8.000. Confira abaixo todos os valores:
Fiat Fastback Turbo 200 AT: R$ 121.990,00
Fiat Fastback Audace Turbo 200 Flex AT: R$ 138.990,00
Fiat Fastback Impetus Turbo 200 Flex AT: R$ 150.990,00
Fiat Fastback Limited Edition Powered by Abarth Turbo 270 Flex AT: R$ 154.490,00
Fastback Abarth: R$ 159.990,00