10 de agosto de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home Arte e Lazer

O histórico dia em que Michael Jackson aterrissou em Campinas e pisou pela primeira vez no Brasil

Em setembro de 1974, com apenas 16 anos, o cantor desembarcou em Campinas para uma turnê brasileira com a banda Jackson Five, formada por ele e seus irmãos   

Gustavo Magnusson Por Gustavo Magnusson
29 de setembro de 2024
em Arte e Lazer
Tempo de leitura: 5 mins
A A
O histórico dia em que Michael Jackson aterrissou em Campinas e pisou pela primeira vez no Brasil

Em setembro de 1974, há 50 anos, Michael Jackson e seus irmãos davam as caras pela primeira vez no Brasil. Foto: Reprodução

Há exatamente 50 anos, em setembro de 1974, Michael Jackson dava as caras pela primeira vez no Brasil. Numa época distante em que o país vivia sob ditadura militar e raramente recebia turnês internacionais, o então jovem cantor norte-americano, que mais tarde se tornaria o maior astro da música pop, realizou apresentações em cinco capitais brasileiras, à frente do grupo Jackson Five, do qual fazia parte ao lado de seus irmãos.

Com apenas 16 anos, Michael Jackson ainda nem sequer sonhava em lançar o fenomenal disco “Thriller” (1982), que se tornaria o álbum mais vendido de todos os tempos, alçando o cantor ao sucesso absoluto e ao estrelato máximo. Na década de 80, Michael Jackson também lançou “Bad” (1987), segundo maior sucesso de sua carreira. Juntos, esses dois discos venderam mais de 100 milhões de cópias no mundo inteiro, sendo 70 milhões de “Thriller” e 35 milhões de “Bad”. Não é por acaso o título de “Rei do Pop”!

À época um garoto de 16 anos, Michael Jackson pisou pela primeira vez em solo brasileiro no dia 12 de setembro de 1974, após descer da aeronave que aterrissou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, trazendo ele e mais seis integrantes de sua família (pai e cinco irmãos), além de todo o restante da comitiva da banda Jackson Five.

Aeroporto de Viracopos, em Campinas: parte da história das passagens de Michael Jackson pelo Brasil. Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

Confira abaixo alguns trechos de matéria do jornal Folha de S. Paulo, publicada no dia 13 de setembro de 1974, uma sexta-feira, data do primeiro show da turnê brasileira do Jackson Five, realizado no Anhembi, em São Paulo:

“O Jackson Five e sua comitiva composta por 21 pessoas desembarcaram ontem no Aeroporto de Viracopos no horário previsto, 13h30. Porém, só conseguiram chegar ao Othon Palace Hotel, onde estão hospedados, por volta das 18 horas. Segundo seus empresários, [Alfred] Koski e [George] Ellis, o atraso deveu-se à burocracia existente em Viracopos e também à determinação do chefe de segurança do grupo que impõe aos músicos que andem juntos”, informou a reportagem da Folha.

“O grupo é formado por Michael Jackson, cantor, nascido em agosto de 1958; Marlon, vocalista, março de 1957; Jermaine, baixista, dezembro de 1954; Jackie, guitarra e piano,  março de 1951; e Tito, guitarras e vocal, nascido em outubro de 1953, e o único casado do grupo. Sua esposa é a herdeira da gravadora Tamla Motown. Recentemente, o Jackson Five tornou-se Six, com a entrada de Randley, tocando congas, percussão e vocal. Randy tem apenas 12 anos de idade”, apresentou a Folha.

A comitiva da banda também contava com “o pai, Joe Jackson, que se fez acompanhar da esposa, um chefe de segurança e um tutor, que funcionava como professor dos garotos menores do conjunto, pois estes estão constantemente em viagem e não podem ir à escola”, acrescentou a reportagem da Folha. “Todos os elementos da comitiva do Jackson Five foram vacinados contra a meningite, nos Estados Unidos, pouco antes de embarcarem”, revelou a matéria.

“Do repertório que o Jackson Five apresentará no Brasil, constam as seguintes canções: ‘Hum Along and Dance’; ‘You Need Love Like I Do’; ‘It’s Too Late [to Change the Time]’; ‘Papa Was a Rolling Stone’; ‘Ben’; ‘I’ll Be There’; ‘Dancing Machine’; ‘Get It Together’; ‘Rockin’ Robin’; ‘Skywriter’; ‘Daddy’s Home’; ‘ABC’; ‘I Want You Back’; ‘The Love You Save’; ‘Never Can Say Goodbye’ e ‘Music And Me’, que vendeu no Brasil 200.000 discos”, listou a Folha.

Naquela histórica turnê, o Jackson Five realizou dois shows no Anhembi, em São Paulo, e também se apresentou no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, no Ginásio Gigantinho, em Porto Alegre, no Estádio Independência, em Belo Horizonte, e no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília.

Durante o período de 10 dias em que estiveram no Brasil, de 12 a 22 de setembro de 1974, Michael Jackson e seus irmãos ainda realizaram uma performance nos estúdios da TV Tupi, em São Paulo, primeira emissora de televisão a operar no país, em 1950, que viria a ser extinta em 1980.

Confira abaixo trecho de reportagem do Fantástico, da Rede Globo, veiculada no dia 28 de junho de 2009, sobre esse momento histórico da televisão brasileira:

O raro e precioso registro em vídeo da apresentação do Jackson Five na TV Tupi foi encontrado nos arquivos da Cinemateca Brasileira e veiculado pelo programa dominical do horário nobre da Globo na semana da morte de Michael Jackson, que faleceu no dia 25 de junho de 2009, vítima de uma parada cardíaca, dentro de sua residência em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Irmão mais velho de Michael Jackson, ex-integrante do Jackson Five, Tito Jackson faleceu no último dia 15 de setembro, aos 70 anos, vítima de um ataque cardíaco, enquanto dirigia do Novo México para Oklahoma, nos Estados Unidos.

Quase duas décadas depois de sua primeira passagem pelo Brasil, Michael Jackson retornou ao país em 1993, desta vez já consagrado como o maior ícone da música pop. Na ocasião, ele realizou dois shows no estádio do Morumbi, em São Paulo, como parte da turnê do álbum “Dangerous” (1991), o terceiro de maior sucesso da discografia do cantor, com 32 milhões de cópias vendidas. As duas apresentações na capital paulista aconteceram nos dias 15 e 17 de outubro de 1993, atraindo mais de 200 mil pessoas, ao todo.

Na ocasião, toda a parafernália necessária para o megashow foi trazida com a ajuda de dois gigantes aviões cargueiros russos Antonov An-124, que pousaram no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, na noite de 13 de outubro de 1993. No dia seguinte, Michael Jackson desembarcou no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, a bordo de um Boeing 727–10. Veja imagem abaixo: 

Confira abaixo trechos de matéria da Folha de S. Paulo, publicada no dia 13 de outubro de 1993, uma quarta-feira, sobre a chegada dos equipamentos para o show de Michael Jackson:

“Chegam hoje a partir das 23h no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, as 400 toneladas de equipamentos para os shows de Michael Jackson no estádio do Morumbi. O material, avaliado em US$ 2,7 milhões (CR$ 384,7 milhões), vai ser transportado para São Paulo em 28 caminhões. O trabalho deve envolver 160 pessoas”, informou a reportagem da Folha.

“Exceto a estrutura do palco, que já está sendo montada, todos os equipamentos necessários para o show, incluindo som, vídeo e iluminação, chegam hoje. O material vem de Buenos Aires, onde o cantor iniciou a fase sul-americana de sua turnê mundial. A produção dos shows fretou dois aviões Antonov 124, de fabricação russa. O valor investido não foi divulgado”, relatou a Folha.

“Foi montado um esquema de escolta policial e um sistema de comunicação por rádio para o transporte dos equipamentos. Os caminhões vão ser divididos em grupos de quatro. Os equipamentos vão ser levados para São Paulo à medida que forem descarregados. A previsão é que o trabalho dure cerca de quatro horas”, finalizou a matéria da Folha.

Em fevereiro de 1996, Michael Jackson esteve pela terceira e última vez no Brasil para a gravação do famoso clipe da canção “They Don’t Care About Us”, que superou a incrível marca de um bilhão de visualizações no YouTube. A música pertence ao álbum “HIStory: Past, Present and Future, Book I” (1995), um dos discos duplos de maior sucesso de todos os tempos, com 20 milhões de cópias vendidas.

Com direção do conceituado cineasta americano Spike Lee, o clipe “They Don’t Care About Us” teve cenas filmadas no Pelourinho, em Salvador, e em uma favela do Rio de Janeiro (Santa Marta).

Assista abaixo ao clipe da canção “They Don’t Care About Us”:

Tags: astroCampinasculturaHora CampinasMemóriaMichael JacksonmúsicashowViracopos
CompartilheCompartilheEnviar
Gustavo Magnusson

Gustavo Magnusson

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Grupo maranhense se apresenta no Sesc Campinas no próximo dia 13
Arte e Lazer

Grupo maranhense se apresenta no Sesc Campinas no próximo dia 13

Por Redação
8 de agosto de 2026

...

Feira cultural reunirá 70 artistas com oficinas, pintura ao vivo e gastronomia em Joaquim Egídio
Arte e Lazer

Feira cultural reunirá 70 artistas com oficinas, pintura ao vivo e gastronomia em Joaquim Egídio

Por Redação
7 de agosto de 2026

...

14ª Feira de Discos de Vinil acontece neste sábado em Campinas

14ª Feira de Discos de Vinil acontece neste sábado em Campinas

7 de agosto de 2026
André Youssef faz apresentação no 2º Alma Blues Festival em Campinas

André Youssef faz apresentação no 2º Alma Blues Festival em Campinas

7 de agosto de 2026
Novo módulo do Café Filosófico propõe reflexão sobre o impacto das redes sociais

Café Filosófico CPFL reabre temporada de debates com programação em Campinas

6 de agosto de 2026
Paulo Ricardo traz turnê ‘Rock Popular’ a Campinas em show no Santo Rock Bar

Paulo Ricardo traz turnê ‘Rock Popular’ a Campinas em show no Santo Rock Bar

6 de agosto de 2026
Carregar Mais

Mais lidas

  • Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • ‘Rolimã na Rua’ terá edição especial do Dia dos Pais neste domingo, em Valinhos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas abre seleção inédita de projetos para a pessoa idosa

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Motorista morre ao colidir Uno na traseira de um caminhão na Anhanguera, em Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Mulher de 42 anos é morta a facada pelo marido em Valinhos; vítima tinha medida protetiva

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.