Com previsão de início dos trabalhos em fevereiro do próximo ano, a construção da Estação Jardim Ipaussurama do BRT Campinas será executada pelo shopping Parque das Bandeiras, por meio de uma contrapartida acordada com a Prefeitura de Campinas. As obras incluem também a construção de uma passarela para ligar o shopping à Estação e um trecho de pavimento rígido em frente à Estação.
De acordo com a Prefeitura, futuras alterações na região, principalmente as relacionadas à saída do shopping com passagem por baixo da avenida John Boyd Dunlop, serão tratadas posteriormente.
A previsão da Prefeitura é de que as obras do BRT Campinas sejam concluídas no segundo semestre de 2024 com a finalização do último lote, o 4, que integra os trechos 2 e 3 do Corredor Ouro Verde. Já estão concluídos os lotes 1 (trecho 1 do Corredor Campo Grande) e 3 (trecho 1 do Corredor Ouro Verde).
O lote 2 (trechos 2, 3, e 4 do Corredor Campo Grande) será finalizado até março de 2024. Este último é o lote que fica na região do shopping Parque das Bandeiras e que está recebendo a construção de dois viadutos na avenida John Boyd Dunlop, um sobre a Rodovia dos Bandeirantes e outro sobre a Avenida Transamazônica.
Operação do BRT Campinas
O BRT está entrando gradualmente em operação em Campinas. Desde 20 de outubro deste ano, três novas linhas do BRT já circulam no Corredor Campo Grande. A BRT25 (paradora) e a BRT26 (semiexpressa) partem do Terminal Satélite Íris. Já a BRT21 (semiexpressa parte do Terminal Campo Grande atuando em conjunto com a já existente BRT20 (paradora).
Ao todo, atualmente, são 32 veículos operando nas linhas do BRT Campo Grande, nos horários de pico, em dias úteis. Quem viaja do Terminal BRT Satélite Íris ao Centro tem um ônibus passando a cada cinco minutos. O tempo de viagem foi reduzido em aproximadamente dez minutos.
No Corredor Ouro Verde, a BRT10, que é semiexpressa nos dias úteis, circula desde 31/03/2023 entre os terminais Central e Ouro Verde.