A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) intensificou ao longo desta semana ações de combate à Covid-19, voltadas aos usuários do transporte público, com foco nos ônibus e terminais urbanos. A proposta é que a cada nova semana, novas medidas sejam adotadas para contribuir na prevenção ao coronavírus. As atividades começaram nos terminais urbanos, chegarão aos letreiros da frota e até a um hotsite (página na Internet) que vai concentrar o que será feito.
Nos terminais urbanos, a empresa começou um trabalho de reforço da sinalização de solo para indicar o distanciamento social nas filas de embarque. No total, nove terminais já foram sinalizados. O Terminal Central foi o primeiro contemplado. Este terminal recebe 34 linhas do sistema. Todas as plataformas foram sinalizadas. Na sequência, as equipes da Emdec concluíram os terminais Ouro Verde, onde operam 32 linhas de ônibus; Terminais Mercado I e II I (41 linhas no total), Terminal Padre Anchieta (10 linhas), Vila União (9 linhas), Itajaí (4 linhas) e Campo Grande (26 linhas). Nesta quinta, dia 15/05, os trabalhos estão sendo realizados no Terminal Vida Nova (12 linhas). Outros terminais também serão beneficiados nas próximas semanas, entre eles o D. Pedro, Shopping Iguatemi, Novo Campo Grande, Satélite Íris e Santa Lúcia.
Já os letreiros dos ônibus da frota do transporte começarão a veicular novas mensagens de conscientização. A primeira definida será “Use sempre máscara”, intercalada com as identificações das linhas. Até o final da segunda quinzena do mês, uma nova mensagem será veiculada. “Nossas iniciativas de combate à doença buscam tornar o sistema de transporte um espaço mais seguro, contribuindo com as regras sanitárias e de distanciamento social”, destaca o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva. “Também é fundamental o diálogo com o usuário, por meio de diversas ações de comunicação e sensibilização”.
O secretário municipal de Transportes, Vinícius Riverete, ressalta que “estamos levando aos usuários as orientações dos órgãos de saúde, como higienizar as mãos e objetos tocados, não levá-las ao rosto. É obrigatório o uso de máscaras. Jamas comer ou beber dentro dos ônibus, para que o vírus não seja transmitido. Se a viagem é necessária, deve ser realizada com todos os cuidados pelos transportadores e passageiros”.
(Com informações da Prefeitura de Campinas)