Nos dois meses reservados para os cuidados com a saúde da mulher – Outubro Rosa-, e do homem – Novembro Azul-, os ônibus do Grupo Belarmino que operam com a marca MoV e atendem o transporte urbano das cidades de Paulínia, Vinhedo, Itu, Louveira, Nova Odessa, Monte Mor e Sumaré, ganharam adesivos temáticos em azul e rosa. Os veículos coloridos começam a rodar esta semana e o objetivo é lembrar e despertar a população para a necessidade de prevenção ao câncer de mama, colo do útero e de próstata.
Além disso, os sites de todas essas operadoras ficará colorido de rosa durante o mês de outubro, e as concessionárias divulgarão as campanhas internamente para impactar todos os colaboradores sobre a importância dos cuidados com a saúde. Serão realizadas palestras, atividades interativas e distribuição de informativos nas garagens, que ainda receberão decoração temática nos dois meses. “Acreditamos que a adesivação dos ônibus chama a atenção e contribui para alertar e incentivar as pessoas a tomarem medidas preventivas”, afirma Paulo Barddal, diretor de Comunicação do Grupo Belarmino.
O mês de outubro é reservado para a campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, a prevenção ao câncer de colo do útero, com incentivos a realização de exames preventivos para diagnóstico precoce. Paralelamente, a campanha também tem como objetivo abordar outros assuntos que envolvem a saúde da mulher.
Em 2020, foram registrados no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 66.280 novos casos de câncer de mama, e 16.710 novos casos de câncer de colo do útero. Nas duas doenças, foram registradas, no mesmo período, 17.825 mortes em mulheres por câncer de mama e 6.627 mortes por câncer de colo do útero. O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo, depois do de pele não melanoma. No Brasil, o segundo tipo que mais acomete toda a população (homens e mulheres) é o de cólon e reto, e o terceiro tipo que mais acomete as mulheres é o de colo do útero.
Já o mês de novembro é reservado para a campanha mundial de conscientização sobre os cuidados com a saúde do homem. O objetivo principal é alertar os homens e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens, depois do de pele não melanoma. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é de que sejam registrados mais de 65 mil novos casos no Brasil só este ano. Em 2020, de acordo com os números do Inca, foram registrados 65.840 novos casos de câncer de próstata, e 15.841 mortes pela doença. A detecção precoce é importante, pois aumenta muito as chances de cura. Por isso, os homens devem deixar qualquer preconceito de lado e fazer os exames preventivos.