Uma ação conjunta realizada nesta terça-feira (3) teve como alvo a associação criminosa voltada a roubos violentos de cargas e caminhões que atuava entre as regiões da Grande São Paulo e de Campinas. A Operação Vitreum cumpriu quatro mandados de prisão temporária (30 dias, prorrogáveis por mais 30) e outros três de busca e apreensão. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Barueri.
Além das prisões, um quinto integrante da associação criminosa foi preso em flagrante. A investigação, conduzida pelo grupo especializado em repressão a crimes de roubo de cargas e caminhões da Delegacia de Polícia Federal em Campinas, começou em maio de 2024, a partir de informações colhidas sobre um grupo criminoso que agiria na região de Santana do Parnaíba e interior do estado de São Paulo.
O ponto de partida das investigações foi um roubo de carga planejado e não executado no município de São Paulo, em 17 de maio deste ano. Durante as apurações, constatou-se que o grupo abordava veículos estacionados para descanso do motorista, invadindo com violência as cabines dos veículos e subjugando as vítimas, com o emprego de armas de fogo.
Rendidas, as vítimas eram levadas até cativeiros localizados em matagais próximos aos locais dos roubos. Durante o cativeiro, os criminosos davam destinação a veículos e cargas usando bloqueadores de sinal (jammer) para evitar ação policial.
Há indícios de ligação dos criminosos aos seguintes crimes:
Apreensões
Durante a operação, foram apreendidos veículos, arma de fogo de calibre restrito e numeração raspada, jammer (aparelho para bloqueio de sinal), celulares e documentos. Os investigados responderão, dentre outros, pelos crimes de associação criminosa e roubo, cujas penas somadas podem chegar a 20 (vinte) anos de prisão.
Os presos foram encaminhados para a Superintendência Regional da Polícia Federal em São Paulo.
A Operação Vitreum – do inglês, significa vidro, em referência ao ato dos criminosos entrarem nas cabines dos caminhões pela quebra do vidro da janela – é resultado do investimento da Polícia Federal em especialização de um grupo que trabalha em conjunto com o GAECO/SP e com outras forças da Segurança Pública.