Pelo menos 25 pessoas foram mortas na manhã desta quinta-feira (6) durante a Operação Exceptis, da Polícia Civil, na favela do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Entre os mortos estava o policial civil André Leonardo de Mello Frias, de 45 anos. A operação visava combater grupos armados de traficantes de drogas que estariam aliciando crianças para o crime.De acordo com a Polícia Civil, a região do Jacarezinho é um dos quartéis-generais da facção Comando Vermelho na Zona Norte e abriga “uma quantidade relevante de armamentos” protegidos por barricadas e táticas de guerrilha adotadas pelo grupo criminoso.
Em coletiva de imprensa, a Polícia Civil negou que tenha havido execuções durante a operação e afirmou que os 24 mortos eram criminosos. Na ação foram apreendidos 16 pistolas, 6 fuzis, 12 granadas, uma submetralhadora e uma escopeta. Entidades internacionais de direitos humanos condenaram a operação, classificada como a mais letal da história do Rio
Durante o tiroteio pela manhã, dois passageiros do metrô foram feridos dentro de um trem da Linha 2, na altura da Estação Triagem. Segundo o MetrôRio, o acidente ocorreu “após o vidro de uma das composições aparentemente ser atingido por projétil vindo da área externa”. Um passageiro foi atingido de raspão no braço e o outro por estilhaços de vidro. Ambos foram socorridos para hospitais municipais. (Agência Brasil)