Não sou nascido em Campinas, mas tenho grandes momentos e experiências advindas de estar presente nela e irei partilhar algumas com você meu caro leitor, minha cara leitor.
Campinas é uma cidade habitada por pessoas, pessoas inseridas em uma cultura, estamos falando de munícipes envolvidos em um ambiente político, e não me refiro aqui a partidos, mas sim a diferenças e respeito que pude vivenciar nela. O centro da cidade é um espaço comercial bastante acolhedor, me recordo que fui, meados de 2002, comprar um brinquedo, um “mini craque” do jogador Ronaldo, o fenômeno em uma das lojas principais que há lá.
Foi em Campinas que pude ter a oportunidade de fazer minhas diversas formações, a principal delas a Filosofia, e na Universidade em questão pude novamente conhecer culturas e valores diferentes que entraram em comunhão dentro e fora da sala de aula.
Cidade que proporciona até hoje momentos de laser, como minhas recorrentes idas aos shoppings, geralmente para ir há uma livraria a qual meus livros estão sendo vendidos, e nessas idas e vindas aproveito para junto levar minha mãe e ambos aproveitamos o momento, as lojas, um bom almoço, transformando isso tudo em um momento de união entre mãe e filho.
Foi em Campinas também que pude ter contato com o forró pé de serra, especificamente emo Barão Geraldo, lá aprendi a dançar, me apaixonei pelo estilo de música e pelo som da sanfona, o que me levou a sair de um início de depressão em 2010 e hoje fazer shows como músico, levando alegria e me alegrando através do som da sanfona durante esses 15 anos dedicados a essa área. Infelizmente foi lá que sofri um assalto com arma na nuca, mas não me refiro aqui em tom de julgamento, como se eu estivesse acusando o município de Campinas de ser uma cidade violenta, pois isso poderia, novamente, infelizmente ter ocorrido em tantos outros municípios, mas foi esse assalto que me fez virar a chave e dar uma novo sentido a minha vida, um novo olhar, com novos significados, desenvolvendo em mim, coragem, iniciativa e foco!
Campinas, também é uma cidade em que há outra grande Universidade nela situada e que lá faço meu tratamento pré-cirúrgico para controlar crises epiléticas, lá nesse hospital universitário também tenho experiências interessantes, como o contato com novas pessoas, suas respectivas experiências, seus problemas, medos e esperanças de melhora de saúde, assim com eu a tenho em relação a minha.
Falar sobre Campinas é falar sobre grande parte de minha história de vida, de fatos, que pude ter a maturidade de neles enxergar oportunidade de aprendizado e de progresso pessoal e profissional, só gratidão ao município e ao Hora Campinas, por me abrir as portas e me fornecer um espaço como colunista expressando meu conhecimento e partilhando-o para com você leitor, você leitora.
Parabéns Campinas!

Thiago Pontes Thiago Pontes é Filósofo, Psicanalista e Neurolinguísta (PNL) – Instagram @institutopontes_oficial