10 de agosto de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home Colunistas

Os 25 anos dos Inibidores de Tirosina-Quinases (Imatinibe) – Revolução na Oncologia – por Carmino Antonio De Souza e Katia Pagnano

Carmino de Souza Por Carmino de Souza
3 de fevereiro de 2025
em Colunistas
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Os 25 anos dos Inibidores de Tirosina-Quinases (Imatinibe) – Revolução na Oncologia – por Carmino Antonio De Souza e Katia Pagnano

Fevereiro é o mês de conscientização sobre a leucemia. Foto: Gov.br

Eu (Carmino) sempre digo a meus colegas, alunos e amigos que, aos 73 anos de idade e tendo caminhado uma longa estrada na medicina, hematologia, academia e ciência, os fármacos mais revolucionários que eu vi e pude, de certo modo, colaborar em seus desenvolvimentos, foram os inibidores de tirosina-quinase, com início pelo ainda muito atual, o Imatinibe.

A introdução do Imatinibe no final do século passado, mudou a história natural de uma das doenças mais agressivas e letais da humanidade, a leucemia mieloide crônica (LMC) e inaugurou uma nova era dos tratamentos alvo específicos dentro da Oncologia moderna.

Este ano de 2025 é um marco notável na luta contra a leucemia mieloide crônica – o 25º aniversário dos inibidores de tirosina quinase (TKIs). A história do desenvolvimento do TKI é fruto de extensa colaboração internacional e coragem.

Uma história que formou a base do iCMLf (Fundação Internacional de leucemia mieloide crônica), e que esperamos levar sempre adiante à medida que continuamos trabalhando para melhorar os resultados para pessoas com LMC.  Ao longo deste ano, os cientistas certamente compartilharão os destaques do desenvolvimento, impacto e oportunidades futuras desta terapia incrível.

Neste texto, gostaríamos de compartilhar uma mensagem traduzida por nós do Professor Jorge Cortes e do Professor Brian Druker, grandes protagonistas desta linda jornada científica.

Uma mensagem especial do Professor Jorge Cortes e do Professor Brian Druker: Ao comemorarmos o 25º aniversário dos TKIs, refletimos sobre um dos avanços mais transformador e no tratamento do câncer. Vinte e cinco anos atrás, a introdução do imatinib (Gleevec/Glivec) mudou o curso da LMC para sempre, transformando uma doença antes fatal em uma condição controlável para a maioria dos pacientes. Essa conquista só foi possível por meio de uma colaboração extraordinária entre cientistas, clínicos, pacientes e a indústria farmacêutica.

Juntos, nós reimaginamos o que era possível para pessoas vivendo com LMC. A história dos TKIs é uma prova do poder do trabalho em equipe, da perseverança e do compromisso inabalável de melhorar os resultados dos pacientes. O impacto dos TKIs é inegável. Eles salvaram muitas vidas e melhoraram a qualidade de vida, e inspiraram esperança para pessoas que vivem com LMC.

No entanto, a jornada não acabou. O acesso a esses tratamentos que salvam vidas continua sendo um desafio para muitos, e garantir que eles sejam usados de forma eficaz é igualmente crítico. Devemos continuar a trabalhar juntos para tornar o acesso aos TKIs e ao tratamento especializado para LMC uma realidade para cada pessoa que precisa deles, enquanto continuamos buscando respostas para as muitas perguntas restantes sobre LMC para tornar a cura uma realidade para todos os pacientes.

Na iCMLf, tudo o que fazemos é construído sobre o legado dos TKIs. Do avanço da pesquisa à educação de médicos e à defesa de cuidados equitativos, a otimização da terapia com TKI continua a inspirar nossa missão. Ao celebrarmos o marco de 25 anos, também olhamos para o futuro – um futuro onde uma cura, juntamente com este tratamento extraordinário, está ao nosso alcance. Obrigado por fazer parte dessa jornada conosco. Juntos, celebramos o passado, honramos o presente e lutamos por um futuro ainda mais brilhante.

Professor Jorge Cortes

Presidente, iCMLf

Diretor do Georgia Cancer Center

Augusta, GA, EUA

 

Professor Brian Druker

Lider do Desenvolvimento do imatinibe

OHSU Knight Cancer Institute

Portland, OR, EUA

 

Importante ressaltar que o Brasil, através de um trabalho colaborativo entre inúmeras Universidades e grupos de pesquisas, liderado inicialmente pelo Prof. Ricardo Pasquini da Universidade Federal do Paraná, foi e continua sendo, grande protagonista nas pesquisas que não param.

Certamente, pesquisas continuarão sendo feitas para conseguirmos, finalmente, a cura da LMC, como enfatizado no texto dos professores de instituições americanas. É um orgulho termos, de certo modo, contribuído neste avanço maravilhoso da ciência.

No Brasil ainda temos muitos desafios, como viabilizar o acesso às novas drogas, garantir o acesso ao tratamento e ao monitoramento da doença. A jornada continua como continuam sempre as pesquisas e os avanços científicos. Devemos celebrar estes momentos e apresentar à sociedade um pouco do trabalho de centenas de cientistas neste campo da Oncologia, incluindo muitos de nós, brasileiros.

 

*Prof. Carmino Antônio De Souza é professor titular da Unicamp. Foi secretário de saúde do estado de São Paulo na década de 1990 (1993-1994) e da cidade de Campinas entre 2013 e 2020. Secretário-executivo da secretaria extraordinária de ciência, pesquisa e desenvolvimento em saúde do governo do estado de São Paulo em 2022 e atual Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Butantan. Diretor científico da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) e Pesquisador Responsável pelo CEPID-CancerThera-Fapesp.

 

**Katia Pagnano é professora livre-docente pela Universidade Estadual de Campinas e da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC). É membro da diretoria da Fundação Internacional da leucemia mieloide crônica, coordenadora do Comitê Científico de LMC da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) e presidente do Grupo Brasileiro de LMC (GB-LMC).

 

 

Tags: Brian DrukercâncercarminocrônicaImatinibeJorge CortesleucemiaLMCmieloideTKIs
CompartilheCompartilheEnviar
Carmino de Souza

Carmino de Souza

Letra de Médico

Notícias Relacionadas

Dia dos Pais: porque, no fim das contas, o que ficam são as histórias – por Daniela Nucci
Colunistas

Dia dos Pais: porque, no fim das contas, o que ficam são as histórias – por Daniela Nucci

Por Daniela Nucci
9 de agosto de 2026

...

Sem jornalismo, não há democracia – por Luis Norberto Pascoal
Colunistas

Sem jornalismo, não há democracia – por Luis Norberto Pascoal

Por Luis Norberto Pascoal
7 de agosto de 2026

...

Quando ir às lojas era um passeio – por Alexandre Campanhola

Quando ir às lojas era um passeio – por Alexandre Campanhola

6 de agosto de 2026
Permita-se sentir tédio – por Tábita Luiza de Ávila Dutra

Permita-se sentir tédio – por Tábita Luiza de Ávila Dutra

6 de agosto de 2026
Um mês decisivo para a legislação ambiental no Brasil – por José Pedro Martins

Um mês decisivo para a legislação ambiental no Brasil – por José Pedro Martins

5 de agosto de 2026
‘Ficar’ é um campo minado

‘Ficar’ é um campo minado

4 de agosto de 2026
Carregar Mais

Mais lidas

  • Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • ‘Rolimã na Rua’ terá edição especial do Dia dos Pais neste domingo, em Valinhos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas abre seleção inédita de projetos para a pessoa idosa

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Motorista morre ao colidir Uno na traseira de um caminhão na Anhanguera, em Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Mulher de 42 anos é morta a facada pelo marido em Valinhos; vítima tinha medida protetiva

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.