Calma lá ao ver essas fotos! Tudo bem que o corte mullet, sucesso nos anos 80, voltou com tudo, mas nada daquela pegada a lá Chitãozinho e Xororó, que muitos, assim, como eu, usaram e abusaram daqueles cortes assimétricos! Dessa vez, ele chega repaginado ao lado de mais duas fortes tendências: o corte shaggy hair (“cabelo desgrenhado”, em inglês) e as queridinhas franjas.
Caracterizado por ser longo na nuca e costeletas e curto na frente, o cabelo mullet virou uma tendência, graças a vários artistas de glam-rock, como David Bowie.
Em 2013, 2014 e 2016, o estilo invadiu as passarelas e tapetes vermelhos. Para 2021, essa versão virou uma das tendências de cortes de cabelo, com algumas variações de camadas e acabamentos.
E não precisa ter medo dele, pelo contrário!
“A naturalidade do corte traz mais leveza e não dá tanta manutenção, assim como o cabelo em camadas, como o corte shaggy hair. Eles duram mais e dão volume nos fios. As pessoas querem isso agora, estão fechadas em casa, querem praticidade e quando se faz um cabelo muito bem acabado na nuca ou na costeleta dura pouco”, explica o cabeleireiro Rodrigo Gimenes do salão Monalisa Beauty Lounge, no bairro Cambuí.
Na mesma sequência do movimento natural, o corte shaggy hair é bem democrático e funciona em cabelos com as mais variadas texturas. Com fios assimétricos e despojados, ele destaca a textura natural do cabelo e suas camadas destacam o rosto.
Com o toque da franja, o estilo desarrumado do resto do cabelo que, mesmo com um visual retrô, ganha uma cara mais moderninha. Um visual, por sinal, que me atraia muito!
Já o sucesso da franja tem a ver também com relação à pandemia com o uso do acessório indispensável para evitar a contaminação do novo coronavírus: a máscara. “Como hoje em dia o foco é para os olhos, a franja traz a atenção para o olhar devido à mascara, traz o seu olhar para os olhos da pessoa”, completa o hair stylist.
De vários comprimentos, elas ganharam destaque na semana de moda em Paris, uma das mais importantes do mundo, que mostrou diversos cabelos com cortes soltos, bagunçados, com ondas naturais, e para compor este visual, lá estavam elas: as franjas!
Capazes de renovar o visual, elas levantam o look, desde um mais romântico ou moderno, até para esconder ou disfarçar algo que te incomoda, harmonizar o rosto e ainda tem o poder de deixar a aparência mais jovem.
Agora é só tomar coragem para dar um up no visual com as vantagens desses cortes!
Daniela Nucci é jornalista – [email protected]