A Ouvidoria Geral em Campinas registrou um aumento de 43% no número de reclamações no quarto trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior. A área da Saúde liderou novamente o ranking das queixas e corresponde a quase metade dos registros direcionados às demais 30 áreas da administração pública.
O balanço, divulgado nesta quinta-feira (8), no Diário Oficial, aponta 2.950 reclamações registradas nos últimos três meses de 2023, contra 2.057 no mesmo período de 2022. Por outro lado, denúncias de assédio moral e irregularidades administrativas tiveram queda no período analisado.
A Ouvidoria Geral tem a função de receber e apurar denúncias, reclamações, críticas, comentários e pedidos de informação sobre atos considerados irregulares praticados por servidores públicos de Campinas ou agentes públicos.
A Secretaria Municipal de Saúde teve um aumento de 80% dos registros no último trimestre do ano passado, em relação ao mesmo período de 2022. Foram 1.297 notificações, dentre elas 312 reclamações sobre consultas médicas, 146 sobre exames e 87 por procedimentos cirúrgicos.
Segundo a Ouvidoria, dos registros na Saúde, 93% dos casos foi resolvido, restando 105 em andamento. Já em 2022, a secretaria de Saúde recebeu 718 registros e teve 76% de resolutividade ao longo do quarto trimestre daquele ano.
Na segunda colocação está a Secretaria de Serviços Públicos, com 614 registros no período – 200 a mais em relação a 2022. A lista traz ainda a Rede Municipal Dr. Mário Gatti (276), Secretaria de Urbanismo (188) e Emdec (98).
Perfil de usuários
O balanço divulgado pela Ouvidoria especifica, ainda, o perfil de atendimentos feitos e dos moradores reclamantes. Dentre os que cederam as informações pessoais ao órgão:
• 595 foram mulheres, o que corresponde a 66% do total
• A faixa etária predominante é a partir de 60 anos, com 30% dos reclamantes
• A maioria dos reclamantes possuem ensino superior, cerca de 35%
• O principal meio usado para ter acesso à Ouvidoria foi o telefone, 58% dos casos
Como fazer uma reclamação?
Reclamações, denúncias, sugestões e elogios devem ser feitos por meio de contato telefônico, pessoal, correspondência ou via internet. Os meios de acesso são:
• Presencialmente: na Rua José Paulino, 1.399, 3º andar, sala 302, Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h;
• Por meio de telefone: usando o número 0800-772-7456 (gratuito para ligações da região Metropolitana de Campinas, 162 (serviço gratuito para ligações originadas dentro do município de Campinas) e (19) 3790-1005 (demais regiões);
• Internet: Através do site https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/ouvidoria-geral-do-municipio
O QUE FALA A SAÚDE?
Em nota, a Secretaria de Saúde de Campinas informou que está atenta aos indicadores registrados pela Ouvidoria e destacou que “trabalha de forma permanente para ampliar e qualificar os atendimentos à população”.
“Apesar da indicação de aumento de registros no trimestre, é preciso dimensionar o número absoluto em contexto mais amplo e, portanto, considerar tudo o que é ofertado pelo SUS Municipal e o esforço da Pasta para melhorar a capacidade de assistência e realizar avanços estruturais, sobretudo após o mais severo da pandemia de covid-19”, frisou a pasta.
Segundo a nota, o número de atendimentos realizados pela Saúde superou a marca de 3,1 milhões em 2023. O total representa mais do que o dobro do contabilizado durante 2020, quando foram 1,1 milhão. Além disso, foram 117,7 mil a mais do que em 2022.
A secretaria destacou a criação dos centros de saúde (CSs) Guanabara e Sirius-Cosmos (inaugura neste ano), além do Centro de Especialidade Odontológicas (CEO) Noroeste. Foram inauguradas também as novas sedes dos CSs Campina Grande e São Vicente, enquanto o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Sudoeste está em fase de transição e terá funcionamento ampliado para 24 horas.
“A Saúde também ampliou o quadro de pessoal após admitir 766 profissionais durante o ano, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem”, informou.
A Saúde Digital iniciada em maio de 2023, totalizou 18 mil atendimentos até dezembro e se consolidou como instrumento de ampliação do acesso ao SUS Municipal, segundo a secretaria.
“A nota média de satisfação dos pacientes no primeiro ano foi de 8,9”, finalizou.