O papel das seguradoras vai além de apenas fazer o reembolso por danos materiais. O consumidor quer o apoio das companhias para encorajar comportamentos e soluções para prevenir e mitigar riscos. Pesquisa da Bain & Company mostra que 97% dos brasileiros demonstram interesse em serviços para prevenção de riscos.
O levantamento, desenvolvido pela Dynata com 28.765 consumidores de 14 países, indica ainda que cerca de 80% dos entrevistados querem que as seguradoras tenham iniciativas ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG) nas propostas.
Atentas a esse cenário, algumas seguradoras procuram se destacar como provedoras de soluções e oferecem serviços de redução de riscos com base em novas tecnologias. São ferramentas digitais como Internet das Coisas (IoT), o ”machine learning”- que, por meio de algoritmos e modelos estatísticos, permite processar grandes quantidades de dados históricos e identificar padrões usando inteligência artificial e também o Big Data, por exemplo, a partir do comportamento dos motoristas, possibilitando às seguradoras identificar, prevenir e reduzir riscos.
Portanto, é uma ampla mudança, que exige mais investimentos em tecnologias e novas habilidades.
O estudo da Bain indica que é preciso gerenciar um ecossistema de parceiros, usar dados para direcionar o conjunto certo de intervenções, adotar novos modelos econômicos e, principalmente, descobrir como promover conselhos e serviços personalizados em vez de produtos iguais para todos.
E essa “revolução” do mercado segurador reflete a mudança do comportamento da sociedade nos últimos anos. Há uma outra maneira de ver o mundo e de percepção dos riscos.
As atitudes e o comportamento do consumidor estão cada vez mais orientados por outras ideias que vão além da prevenção. Eventos climáticos extremos, doenças, envelhecimento da população e ameaças à segurança tecnológica, entre outros tantos fatores simultâneos, têm alterado radicalmente esse cenário.
Diante disso, as seguradoras entendem que a discussão não está relacionada somente aos preços dos produtos, pois é preciso ganhar escala, conquistar os consumidores, fazer parcerias.
E em meio a essas mudanças, o papel do corretor de seguros é fundamental como elo entre a seguradora e os clientes. Com base em informações, o profissional pode alinhar expectativas e, assim, ofertar o melhor produto e os serviços ao segurado. Além disso, com as ferramentas digitais, consegue construir um relacionamento sólido com sua carteira de clientes.