Os cachorros de Campinas vão poder contar com mais um Parcão – Espaço Pet. O mais recente está sendo instalado, em fase final, na Vila Aurocan, na rua José Margarido da Costa, s/n. Com este novo Parcão, de área de mais de 170 metros quadrados, outros três com obra em andamento e os 17 que já funcionam, Campinas chegará a 21 Espaços pet.
As outras unidades em andamento são no Jardim Icaraí, praticamente pronto, com ajustes finais; na Praça Maria Mãe do Povo, na Vila Padre Manoel da Nóbrega, também praticamente pronto; e dentro do Parque Linear do Capivari/Lagoa do Mingone (Parque Linear José Mingone), no Jardim Capivari, em fase final.
Todos os parcões possuem um padrão de estrutura, com variação apenas no tamanho da área. Os Espaços pet contam com área gramada e cercada por alambrado, brinquedos e obstáculos, bebedouro para os cães e iluminação. O investimento para instalar um Parcão completo fica entre R$ 120 mil e 150 mil.
De acordo com o secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, os Espaços Pet são planejados especialmente para diversão e socialização de cachorros. “É um local em que os cachorros brincam e se exercitam com segurança e muitos atrativos”, diz o secretário.
Nos parcões, os cachorros têm liberdade de brincar em segurança, de dia ou à noite; podem interagir com outros cães; pular e saltar nos vários brinquedos e nos obstáculos. E para matar a sede de toda essa agitação, água fresquinha nos bebedouros. Os tutores podem ficar junto aos animais nos espaços. Os parcões são instalados pela Secretaria de Serviços Públicos, exceto o do Parque das Águas, de gestão da Sanasa.