PUBLICIDADE
7 de novembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Copa 2022

Pelé, Zidane, Iniesta: quem já brilhou nas finais da Copa?

Relembre algumas das finais memoráveis do Mundial

Redação Por Redação
16 de dezembro de 2022
em Copa 2022
Tempo de leitura: 5 mins
A A
Pelé, Zidane, Iniesta: quem já brilhou nas finais da Copa?

Pelé é o único jogador que pode falar que realmente brilhou em duas finais de Copas do Mundo. Foto: Reprodução

França e Argentina disputam neste domingo (18), a partir das 12h (de Brasília), em Lusail, a decisão da Copa do Mundo do Catar e o direto de ser chamado de tricampeão mundial. A expectativa do planeta todo é por um duelo no mais alto nível entre Kylian Mbappé e Lionel Messi, os camisas 10 e protagonistas das pistas europeias e sul-americanas, respectivamente.

Mas estamos falando de futebol, né? Então, nada impede que algum outro jogador bem menos consagrado faça a diferença e saia da partida do fim de semana com o posto de “homem que decidiu a Copa”.

O FIFA+ relembrou as grandes atuações individuais da história das decisões de Mundiais. Algumas delas foram protagonizadas pelas estrelas dos times campeões. Outros, por atletas que não eram mais do que meros coadjuvantes até atraíram para si todos os holofotes.

 

Alcides Ghiggia, Uruguai 2×1 Brasil, 1950

A decisão da Copa-1950 não foi uma final propriamente dita, mas sim a partida que encerrou um quadrangular entre as quatro melhores equipes do Mundial e que, por coincidência, colocou frente a frente as duas seguidas ainda com chance de título. Apesar desse detalhe técnico, não faltou emoção no jogo que deu o bicampeonato ao Uruguai.

Ao Brasil, bastava um empate para fazer a alegria das 174 mil pessoas que entupiram o estádio do Maracanã. Já os uruguaios não tinham outra opção para não vencer os rivais continentais.

A seleção da casa liderou tranquilamente a partida até os 21 minutos da etapa final, quando Juan Alberto Schiaffino conquistou o empate. O resultado ainda foi insuficiente para o Uruguai. Então, treze minutos depois, Alcides Ghiggia bateu cruzado, venceu o goleiro Barbosa e fez um gol que atormentou o torcedor brasileiro por décadas a fio.

Pelé, Brasil 5x 2 Suécia, 1958

O “Rei do Futebol” é o único jogador que pode falar que realmente brilhou em duas finais de Copas do Mundo. Em 1970, foi ele o principal da máquina comandada por Zagallo que derrotou a Itália e deu o tricampeonato mundial à equipe canarinho.

Mas, doze anos antes, quando ainda era um adolescente que nem havia chegado à maturidade, Pelé estreou no jogo mais aguardado por qualquer atleta que escolheu o futebol como profissão com uma atuação de gala contra a Suécia.

Com direito a dois gols marcados contra os donos da casa, o camisa 10 registrou seu nome na história como o protagonista da decisão que colocou o Brasil na lista de campeões mundiais, uma lista que posteriormente passaria a ser dominada pelo país.

 

Geoff Hurst, Inglaterra 4 x 2 Alemanha Ocidental, 1966

Sabe aquela história do homem certo na hora certa e no lugar certo? Geoff Hurst representa perfeitamente esse arquétipo.

O herói do único título mundial da Inglaterra começou a Copa-1966 como reserva e só ganhou uma chance como titular por conta de uma lesão sofrida pelo artilheiro Jimmy Greaves, na final da fase de grupos.

Hurst aproveitou a oportunidade que recebeu e fez o gol que venceu nas quartas de final contra a Argentina. Foi então que o técnico Alf Ramsey profetizou: “Você venceu uma vez. Agora, pode ir lá e vencer outra vez.”

E foi exatamente o que Hurst fez. Na decisão contra a Alemanha Ocidental, ele meteu três bolas nas redes e consagrou a Inglaterra como campeã mundial. Até hoje, esse é o único hat-trick anotado em uma final de Copa.

 

Gerd Müller, Alemanha Ocidental 2 x 1 Holanda, 1974

Um dos maiores artilheiros da história do futebol mundial, o alemão marcou dez vezes na Copa-1970 e já confessou ter ficado incomodado por ter balançado as redes em apenas quatro oportunidades na decisão seguinte, disputada em casa.

A “frustração” só não foi maior por conta de duas razões nada módicas: a primeira é que ele conquistou o título com sua seleção; o outro, que o gol que definiu a vitória de virada sobre a Holanda, na decisão, saiu dos seus pés.

“Um dia antes da final, li em um jornal que um vidente disse que a Holanda venceria. Perdi muito sono naquela noite, pensando nisso e esperando que não se tornasse realidade. Quando vencemos por 2 a 1, foi uma sensação mais maravilhosa”, disse Müller, ao ser questionado pela FIFA sobre sua experiência mais marcante em Mundiais.

 

Marco Tardelli, Itália 3 x 1 Alemanha Ocidental, 1982

O grande nome da campanha do tricampeonato mundial da Itália foi Paolo Rossi, o responsável pela eliminação do Brasil na Copa-1982 e também vencedor da Chuteira de Ouro do torneio.

Mas a imagem que entrou para a história como resumo do título é a de outro jogador, Marco Tardelli, gritando enlouquecidamente após marcar o gol mais importante da sua carreira, na decisão contra a Alemanha Ocidental.

O então meio-campista da Juventus anotou o segundo tento da Azzurra na partida (o primeiro foi de Paolo Rossi). Depois, Alessandro Altobelli ainda fez mais um antes de Paul Breitner descontar para os alemães.

 

O astro francês Zinedine Zidane

Zinédine Zidane, França 3 x 0 Brasil, 1998

A entrada da França no grupo das trilhas campeãs mundiais foi uma obra produzida pela cabeça de Zidane. Foi com duas cabeças do dono da camisa 10 que os Bleus abriram caminho para a vitória por 3 a 0 sobre o Brasil e a conquista do título inédito.

Curiosamente, a campanha do meio-campista na Copa-1998 foi bastante turbulenta. Zidane foi expulso ainda na fase de grupos e pegou dois jogos de suspensão. Ele só resistiu nas quartas de final contra a Itália e aí começou a mostrar que seria o cara que decidiria o Mundial.

“Foi incrível ver como uma grande competição como a Copa do Mundo pode unir as pessoas”, disse o capitão Marcel Desailly, que nasceu em Gana e cresceu na França. “Se Zidane [filho de argelinos ou Lilian Thuram [originário de Guadalupe] marcavam, todo mundo comemorava e ninguém se importava se estava abraçando uma pessoa negra, amarela ou azul.”

Ronaldo, o fenômeno. Foto: CBF/Divulgação

 

Ronaldo, Brasil 2 x 0 Alemanha, 2002

O Fenômeno sofreu uma convulsão horas antes da decisão contra a França e foi para a final da Copa-1998 longe das condições físicas e psicológicas ideais. Nos quatro anos seguintes, emendou várias lesões que ameaçavam a continuidade de sua carreira até.

Por isso, o jogo do título de 2002 foi uma redenção para o camisa 9 brasileiro. Usando um corte de cabelo diferenciado (semelhante ao do personagem Cascão, da Turma da Mônica), justamente para desviar o foco da imprensa de outros assuntos, Ronaldo brilhou em Yokohama.

Foram dois gols contra o badalado Oliver Kahn. Uma atuação que lhe rendeu o direito de ser campeão mundial como titular (tendo ganho a Copa em 1994, mas como reserva não utilizada) e também de faturar a Chuteira de Ouro.

 

Andrés Iniesta, Espanha 1 x 0 Holanda, 2010

Ao lado de Sergio Busquets e Xavi Hernández, Andrés Iniesta formou um trio de meio-campo que conquistou todos os títulos possíveis com os camisas do Barcelona e da seleção espanhola.

Mesmo com uma carreira cheia de glórias, não há dúvidas sobre qual é o momento mais marcante da trajetória de Iniesta nos gramados.

Doze anos atrás, em Joanesburgo, o meio-campista fez simplesmente o gol mais importante da história do futebol espanhol. Foi ele que tirou o zero do placar na prorrogação contra a Holanda e transformou a Roja em uma seleção campeã da Copa do Mundo.

Tags: astros brilharamcopa copa do mundodecisãofinaisgolsHistóriamundial
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Em carta sobre eliminação na Copa, Pelé diz que Hexa foi apenas adiado
Copa 2022

Em carta sobre eliminação na Copa, Pelé diz que Hexa foi apenas adiado

Por Redação
19 de dezembro de 2022

...

Argentina conquista o tricampeonato mundial e consagra Lionel Messi
Copa 2022

Argentina conquista o tricampeonato mundial e consagra Lionel Messi

Por Redação
18 de dezembro de 2022

...

O mundo conhecerá neste domingo um novo tricampeão

O mundo conhecerá neste domingo um novo tricampeão

18 de dezembro de 2022
Final da Copa coloca Messi e Mbappé frente a frente neste domingo

Final da Copa coloca Messi e Mbappé frente a frente neste domingo

17 de dezembro de 2022
Croácia bate Marrocos e termina a Copa em terceiro lugar

Croácia bate Marrocos e termina a Copa em terceiro lugar

17 de dezembro de 2022
As histórias das finais da Copa contadas em números

As histórias das finais da Copa contadas em números

16 de dezembro de 2022
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Conheça cinco praias dignas de cenários cinematográficos no Litoral Norte de SP

    Conheça cinco praias dignas de cenários cinematográficos no Litoral Norte de SP

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • O silêncio que eu sonhava em dividir – por Luciana Agatha Melo Guimarães

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Projeto prevê investimento de R$ 400 milhões para modernização do estádio da Ponte Preta

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Acusado de dupla filiação, Rafa Zimbaldi é expulso do Cidadania

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas recebe Caravana de Natal da Coca-Cola no próximo dia 12

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.