Pelo terceiro dia consecutivo, a chuva de final de tarde em Campinas causou transtornos e trouxe mais estragos e alagamentos nesta quinta-feira (19). A Avenida Princesa d’Oeste mais uma vez se transformou em rio, com correnteza em razão do grande volume de água. Equipes da Emdec sinalizam os desvios para os motoristas. Segundo a Defesa Civil, as condições de grandes volumes devem se estender até esta sexta-feira (20).
Balanço da Defesa Civil informou 34 ocorrências no total, sendo 16 alagamentos em imóveis, duas quedas de árvore, duas árvores em risco, quatro imóveis em risco, três erosões em via pública, três muros em risco, três quedas de muro, uma queda de ponte. As regiões mais afetadas foram a Sudoeste e a Sul.
A Defesa Civil informou que em uma hora caíram 79mm de chuva em algumas regiões da cidade. Há pontos de alagamento na Princesa D’Oeste, em vários trechos; na Avenida das Amoreiras (ambos os sentidos) nos cruzamentos com Rua Alves do Banho e Jacy Teixeira de Camargo; na Rua Padre Donizete Tavares de Lima (Ambos sentidos) x Rua Laranjal Paulista.
Motoristas também notificaram alagamentos em outros pontos clássicos de Campinas, como a Norte-Sul, Avenida Orosimbo Maia, Rua Delfino Cintra e Avenida Luís Smânio, no Jardim Chapadão, Rua Barão de Jaguara, e em áreas do Taquaral e do Jardim Chapadão.
Em consequência das pancadas de chuva no município, desde a última terça-feira (17), mais de 200 árvores caíram. Nesta quinta-feira, ao menos mais uma árvore caiu, na Avenida Antonio Francisco de Paula Souza. Sumaré e Paulínia também enfrentam pontos de alagamento.
Confira os pontos de alagamento confirmados pela Defesa Civil e Endec
Há pontos de alagamentos nos seguintes locais:
Av. Princesa D’Oeste x Vários locais.
Av. Das Amoreiras (ambos os sentidos) x Rua Alves do Banho.
Av. Das Amoreiras (ambos os sentidos) x Rua Alves do Banho.
Rua Padre Donizete Tavares de Lima (Ambos sentidos) x Rua Laranjal Paulista.
Av. das Amoreiras (ambos os sentidos) x Rua Jacy Teixeira de Camargo.
Av. Orosimbo Maia (ambos os sentidos) x Vários locais.
Av. Dr. Heitor Penteado (ambos os sentidos) x Kartódromo.
Av. John Boyd Dunlop (C/B) x Rua Ivo Cipriano.
Av. Dr. Carlos de Campos (ambos os sentidos) x Rua Pedro Tortima.
Av. John Boyd Dunlop (B/C) x Rua José Margarido Costa.
Av. John Boyd Dunlop (C/B) x Viaduto Rodovia Anhanguera
O Campinas Shopping emitiu um comunicado em que não confirma a veracidade do vídeo que circulou pelas redes sociais, sobre o desabamento de uma parte do teto do empreendimento. “Com o grande volume de chuva registrado na tarde desta quinta-feira (19/01), pontos com acúmulo de água se formaram no Campinas Shopping por causa da tubulação pluvial. No momento da chuva, alguns pontos de infiltração foram identificados e isolados. A partir de uma ação rápida das equipes do centro de compras, foi possível retomar as atividades, dando o devido suporte aos lojistas e clientes. O funcionamento do shopping segue normal”, informou, citando a quantidade de vídeos antigos que circulam pela internet.