A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (22) mais uma fase da Operação Escudo da Inocência com o objetivo de proteger vítimas de abuso sexual infantil e combater crimes de armazenamento e compartilhamento de arquivos com conteúdo de abuso sexual infantojuvenil por meio da Internet. Um homem foi preso em Valinhos.
A investigação, iniciada no ano de 2024, por ferramenta de inteligência utilizada por policiais federais da própria Delegacia da Polícia Federal em Campinas, identifica usuários da rede mundial de computadores que procuram e disponibilizam arquivos ilícitos.
Nesta terça, durante as buscas em uma residência foram encontrados diversos arquivos de abuso sexual infantil no computador usado pelo homem, que foi preso em flagrante. Foram apreendidos cinco HDs e quatro aparelhos celulares, materiais que serão analisados no setor de perícias da Polícia Federal.
O mandado foi expedido pela 1ª Vara Federal de Campinas, após manifestação favorável do Ministério Público Federal quanto à representação realizada pela Polícia Federal.
O preso responsável pelo delito responderá pelos crimes de posse e compartilhamento de material de violência sexual vitimando crianças ou adolescentes, com penas somadas de até dez anos de prisão, sem prejuízo da descoberta de outros crimes mais graves praticados no decorrer da investigação.
“A Polícia Federal alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. Importante sempre orientar e reforçar que não se deve conversar com pessoas desconhecidas, mesmo que sejam crianças, por meio de jogos e redes sociais”, destaca o órgão.
A prevenção é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes, ressalta ainda a PF de Campinas.