13 de janeiro de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Cidade e Região

PL de Nelson Hossri contraria COI e proíbe transgêneros em equipes de Campinas

Comitê Olímpico Internacional determinou que federações esportivas decidam sobre a presença de atletas trans

Laine Turati Por Laine Turati
5 de abril de 2023
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 4 mins
A A
PL de Nelson Hossri contraria COI e proíbe transgêneros em equipes de Campinas

Tiffany, a primeira jogadra trans de vôlei do Brasil. Foto: Divulgação

O vereador de Campinas Nelson Hossri protocolou projeto de lei que proíbe atletas transgêneros de defenderem equipes de Campinas, qualquer que seja a modalidade, em eventos esportivos. O PL contraria diretrizes do Comitê Olímpico Internacional (COI), entidade máxima do esporte, sobre identidade de gênero e inclusão. Também causa indignação entre representantes da comunidade LGBTQI+ e é contestado juridicamente por especialistas.

Em defesa de seu projeto de lei, Nelson Hossri afirma que por mais que se sintam mulheres, atletas trans têm vantagens em diversos aspectos, como estrutura corporal, força, impulsão, capacidade pulmonar e cardíaca. “Não à toa, homens biológicos esportistas que não brilhavam na sua modalidade, hoje são campeões e até batem recordes no feminino”, afirma o vereador ao site da Câmara de Campinas.

“Em outros países, mulheres estão perdendo bolsas, patrocínios e contratos em razão disso. E se você contestar vira alvo de críticas e agressões verbais da comunidade LGBT. Por isso quero acabar com o mal pela raiz”, acrescenta.

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) respondeu ao Hora Campinas que “o esporte é inclusivo em sua essência”. E acrescentou: “O Comitê Olímpico Internacional estabelece que cada Federação Internacional, em sua especificidade, deve determinar quais são as condições para a participação de atletas transgêneros nos Jogos e o Comitê Olímpico do Brasil segue essa orientação. O COB acredita que o debate é fundamental para a evolução em qualquer tema. Essa é uma questão que está colocada sobre a mesa e que o Movimento Olímpico mundial precisa debater abertamente”, informa.

O COI determinou que as cabe às entidades nacionais representativas de cada modalidade decidirem sobre as regras e desenvolver seus próprios critérios de elegibilidade e participação de transgêneros. Em documento oficial, diz:

“Reconhecemos a necessidade de garantir que todos, independentemente de sua identidade de gênero ou variações de sexo, possam praticar esportes em um ambiente seguro e livre de assédio”.

A CBV se tornou a primeira Confederação esportiva do Brasil a adotar uma política interna de promoção da equidade de gênero e valorização da diversidade. A ponteira Tiffany Abreu foi a primeira mulher transexual a disputar a Superliga feminina.

Por outro lado, a Federação Internacional de Atletismo (IAAF) anunciou que mulheres transgênero estão proibidas de participar de eventos internacionais na categoria feminina. Já a Federação Internacional de Natação (Fina) impõe restrições e não proibições. A questão segue em debate por especialistas esportivos e da área médica e fisiológica e está longe do consenso.

 

O que dizem os advogados

Leonardo Andreotti, advogado especializado em Direito Desportivo Internacional, lembra que o tema da participação de transgêneros em competições esportivas é sensível e vem sendo recentemente debatido e regulado pelas federações desportivas internacionais, a exemplo da World Aquatics e da IAAF.

“Discute-se de um lado o aspecto inclusivo do esporte, de outro os argumentos que indicam alegado desequilíbrio físico nestas circunstâncias, colocando em dúvida o equilíbrio técnico e competitivo”, observa o advogado.

Andreotti destaca que o fato é que, do ponto de vista regulatório, a caneta está com as entidades desportivas, a exemplo das federações e confederações. E do ponto de vista jurídico, o PL do vereador Nelson Hossri não tem base legal.

“Independente da intenção, e sem tecer qualquer juízo de valor ao seu objeto, um Projeto de Lei que vise limitar a participação e elegibilidade em competições esportivas encontra claro vício de constitucionalidade, por contrariar o artigo 217 da Constituição Federal, que garante autonomia às entidades dirigentes do esporte nacional”, especifica.

O advogado João Felipe Artioli, especialista em direito desportivo, reforça que cabe às entidades esportivas o dever de decidir se o sexo biológico deve ser o único critério definidor do gênero dos competidores.

“Esse projeto de lei de Campinas acabaria ferindo tanto a constituição quanto outras resoluções, como as da ONU e Unesco, das quais o Brasil é signatário e que tratam sobre essa questão da autonomia. A rigor, sem entrar no mérito de transgêneros no esporte, uma lei que tem esse tipo de definição, juridicamente falando, nasceria inconstitucional. O artigo 217, inciso 1, da constituição garante autonomia das entidades esportivas representativas quanto à organização e funcionamento”, confirma.

 

Ponto de vista

Artur Cintra, 26 anos, psicólogo e jogador de futsal do Pogonas, primeiro time de Campinas e do interior do estado de pessoas trans, classifica o PL de Nelson Hossri como um ato de “pura transfobia e preconceito”.  Artur, que também foi voluntário do Laboratório de Gênero da Unicamp, defende que a qualidade dos atletas não está ligada ao sexo biológico e sim a seu potencial, o que envolve capacidade, altura, força e talento.

“Dentro de um time feminino, há atletas que se destacam mais do que outros. Todos têm o mesmo gênero, mas uns são mais talentosos e têm maior potencial que outros”.

A transfobia também foi citada por Tiago Miguel Pires de Abreu, diretor administrativo do Pogonas. “Esse projeto é um retrocesso que não leva em consideração a ciência, as evidências e as discussões das entidades esportivas envolvidas. Vai de encontro a tudo que foi falado e discutido até o momento com base científica”.

 

O Projeto de Lei

O PL de Hossri foi protocolado e, para chegar ao plenário, precisará antes ser aprovado pelas comissões Constituição e Legalidade e Esportes.

Em abril de 2019, o deputado estadual Altair Moraes (PRB) conseguiu levar à votação na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) um PL que estabelecia o sexo biológico como o único critério para definição do gênero de competidores em partidas esportivas oficiais no Estado de São Paulo.

Após quase dois anos de tentativas de votação e seguidos adiamentos obtidos por opositores, o PL de Moraes sucumbiu ao parecer desfavorável da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

 

Tags: atletascâmaraCampinasCOBCOIesportesfederaçõesHossriinconstitucionalnelsonPLtranstransexualtransgênerovereador
CompartilheCompartilheEnviar
Laine Turati

Laine Turati

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Setec reforça segurança no Cemitério da Saudade com novas câmeras de vigilância
Cidade e Região

Setec reforça segurança no Cemitério da Saudade com novas câmeras de vigilância

Por Redação
13 de janeiro de 2026

...

CS Santos Dumont
Cidade e Região

Incêndio na madrugada fecha CS Santos Dumont; atendimento é transferido

Por Redação
13 de janeiro de 2026

...

Operação da PF prende homem por falsificação de anilhas de aves em Sumaré

Operação da PF prende homem por falsificação de anilhas de aves em Sumaré

13 de janeiro de 2026
Chegada de frente fria ameniza calor e traz chuva para a região de Campinas

Chegada de frente fria ameniza calor e traz chuva para a região de Campinas

13 de janeiro de 2026
Valinhos realiza a 75ª Festa do Figo e a 30ª Expogoiaba a partir de sexta-feira

Valinhos realiza a 75ª Festa do Figo e a 30ª Expogoiaba a partir de sexta-feira

12 de janeiro de 2026
Campinas aplica mais de 55 mil doses da vacina contra dengue desde 2024

Campinas aplica mais de 55 mil doses da vacina contra dengue desde 2024

12 de janeiro de 2026
Carregar Mais















  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Morte de criança em piscina ocorre dez dias após aprovação da ‘Lei Manuela’

    Morte de criança em piscina ocorre dez dias após aprovação da ‘Lei Manuela’

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Mulher é encontrada morta em residência de Campinas e polícia prende companheiro por oferecer drogas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Policial baleado durante folga em Campinas morre após uma semana internado

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Morador de Valinhos morre afogado em praia do Guarujá

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • A ascensão das publicações ‘predatórias’ – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.