A empresa Construcap – CCPS Engenharia e Comércio vai ter de promover a substituição de 90 placas de concreto colocadas ao longo do corredor Campo Grande do BRT que apresentaram fissuras.
De acordo com a Prefeitura, o total de placas a serem trocadas representa 3% de todo o pavimento colocado ao longo de 17,9 quilômetros da pista. O corredor recebeu um total de 3.300 placas.
Segundo a Administração, os custos da substituição serão cobertos pela empresa. A expectativa é que as obras terminem em 60 dias.
De acordo com a Administração, os problemas no piso foram identificados em uma vistoria técnica nas obras do BRT, realizadas pela Secretaria de Infraestrutura no iníco deste ano. Na época os técnicos perceberam que algumas placas de concreto poderiam ter a vida útil comprometida.
Segundo a Prefeitura, imediatamente foi solicitada à empresa responsável pela obra a troca dessas placas.
O secretário de Infraestrutura, Carlos José Barreiro, esclarece que “os técnicos da secretaria acompanham de perto a realização da obra e, assim que perceberam que as placas poderiam apresentar algum tipo de problema, foi solicitada à empresa responsável, a substituição antes da entrega da obra”.
A manutenção, que teve início em meados do mês de março, consiste em reparos no pavimento rígido com retirada e recolocação das placas de concreto ao longo de toda extensão do corredor BRT Campo Grande.
O secretário explicou que todo pavimento de concreto exige alguns cuidados específicos no momento da execução, sendo que duas questões são essenciais: a quantidade de adesivo colocada na liga do concreto para garantir a aderência e o tempo de cura do concreto que está diretamente ligado às condições climáticas favoráveis.
“Se durante a execução da obra, qualquer uma dessas variáveis não foi respeitada, pode ocorrer o que chamamos de patologias, que são fissuras ou trincas, nas placas que não são visualmente perceptíveis”, explicou Barreiro.
A estrutura integra o Lote 2, Trecho 3 da implantação do BRT campineiro.