10 de agosto de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home Arte e Lazer

Plataforma colaborativa liga artistas ao mercado

Iniciativa é de três irmãs que moram no distrito de Joaquim Egídio

Redação Por Redação
13 de dezembro de 2021
em Arte e Lazer
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Plataforma colaborativa liga artistas ao mercado

Carolina, Camila e Lucila são as idealizadoras do Mercado Autoral: empreendedorismo para viabilizar negócios e aproximar o artista do cliente Foto: Divulgação

Artistas que produzem suas peças muitas vezes não conseguem levá-la ao público. Faltam muitas vezes iniciativa, informação e oportunidade. Pensando nisso, três irmãs residentes no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas, dedicam-se, desde 2017, a desenvolver plataformas física e virtual para gerar alternativas de comércio para artistas e artesãos, designers e produtores.

Basicamente, elas oferecem a oportunidade de novos negócios que, provavelmente, eles não conseguissem realizar sozinhos. O novo espaço está aberto ao público e funcionará aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. Há sempre espaço para artistas e artesãos interessados, avisam as idealizadoras Camila, Lucila e Carolina Peixoto de Almeida.

Tendo como base o modelo colaborativo, cuja proposta é criar estratégias para gerar alternativas de comércio para artistas e artesãos, as irmãs, responsáveis pela Casa 73, decidiram ampliar as possibilidades de vendas e reabriram no último sábado, dia 11, agora de forma permanente, o Mercado Autoral em Joaquim Egídio. O site pode ser acessado em www.casa73.com.br .

 

A Casa 73 é uma plataforma colaborativa, e já conta com duas lojas físicas nos shoppings Iguatemi e Galeria -as lojas físicas são do tipo poup-us, ou seja, temporárias, abertas com uma proposta específica e de curto prazo.

 

Todos os pontos de venda são focados no incentivo aos novos talentos por meio da valorização da criatividade e da experiência de um consumo consciente. De olho no movimento turístico nos fins de semana no distrito, o Mercado Casa73 funcionará na Rua Valentim dos Santos Carvalhos, 37. Além de oportunizar negócios para artistas e artesãos para a venda de produtos autorais e exclusivos, o Mercado pretende proporcionar encontros que se transformam em trocas de informações e contatos futuros. Tudo em um bucólico jardim de uma típica chácara no distrito de Joaquim Egídio.

O Mercado abre somente aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. Além dos trabalhos autorais, tem como forte atrativo a gastronomia artesanal com diferentes opções, tanto para consumir no local quanto para levar para casa, e as atrações culturais. São, em média, 20 expositores por dia, que apresentam diferentes produtos de Bem-estar, Kids, Casa & Decoração, Gastronomia, Joias & Bijoux e Moda & Acessório.

 

Algumas marcas expositoras são fixas, outras não, o que oferece diversidade e novidades constante ao visitante, de uma semana para outra. Desta forma sempre haverá oportunidades para os artistas e artesãos interessados em participar.

 

Dos expositores são cobradas somente as taxas mensais fixas. Para atender a todos os bolsos e disponibilidades, os valores mudam de acordo com o plano, contrato e frequência da participação. Os parceiros ficam responsáveis por seus espaços, pela montagem dos mobiliários e produtos, e pelo atendimento.

 

Diferenciais

O mobiliário do Mercado Autoral é todo em material reciclado, como os móveis de palete criados pelo gestor ambiental José Maria da Silva (Projeto Recicle). Eles estão dispostos sob as árvores do jardim para o descanso dos visitantes e desfrute da natureza. O espaço foi batizado por ele de “ambiente de convivência sustentável”. Ele também será responsável por atrair parceiros que trabalham com sustentabilidade (energia limpa, reaproveitamento de resíduos etc.) para a apresentação dos produtos ou para a sua utilização pelo público.

 

O espaço possui diferentes ambientes, alguns fechados, outros abertos, mas cobertos, e ainda áreas totalmente ao ar livre. Parte dos ambientes para a alimentação também fica sob cobertura.

 

O Mercado Autoral em Joaquim Egídio tem também uma cozinha compartilhada, aproveitando os equipamentos de um restaurante que funcionou no endereço. Pequenos e micros empreendedores de gastronomia artesanal que ainda não conseguiram, financeiramente, montar uma cozinha sozinhos, poderão preparar ali os alimentos apenas para consumo local. Cada um terá a sua bancada, mas dividirão as pias, fogão, forno e chapa, entre outros. Eles precisarão levar somente os insumos e utensílios.

A proposta é que os talentos gourmets tenham, assim, a oportunidade de iniciar um negócio, num distrito já conhecido como polo gastronômico de Campinas, e ir conquistando clientes até garantir investimentos para abrir seus próprios restaurantes. Também estão sendo analisadas as apresentações de atrações culturais.

 

Pátio do Mercado Autoral durante bazar realizado em 2018 Foto: Divulgação

 

O que é a Casa73

O projeto Casa73 foi concebido pelas irmãs Camila, Lucila e Carolina Peixoto de Almeida e teve início em 2017 com feiras e eventos realizados no jardim da casa de uma delas, em Joaquim Egídio. Paralelo aos eventos, as irmãs montaram uma pequena estrutura em Sousas, na Rua Siqueira Campos 73, em uma casa cuja fachada é tombada pelo Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico de Campinas).

Como não agradava às irmãs ocupar a fachada com displays da logomarca, o número do imóvel foi utilizado para divulgar o local e os projetos seguintes, como as lojas pop up, no Galeria Shopping (2019) e no Iguatemi Campinas (2020), e o site www.casa73.com.br.

Tags: ArteartesãosartistasCampinasEconomia criativaempreendedorismoJoaquim EgídioMercado Autoralplataforma colaborativa
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Grupo maranhense se apresenta no Sesc Campinas no próximo dia 13
Arte e Lazer

Grupo maranhense se apresenta no Sesc Campinas no próximo dia 13

Por Redação
8 de agosto de 2026

...

Feira cultural reunirá 70 artistas com oficinas, pintura ao vivo e gastronomia em Joaquim Egídio
Arte e Lazer

Feira cultural reunirá 70 artistas com oficinas, pintura ao vivo e gastronomia em Joaquim Egídio

Por Redação
7 de agosto de 2026

...

14ª Feira de Discos de Vinil acontece neste sábado em Campinas

14ª Feira de Discos de Vinil acontece neste sábado em Campinas

7 de agosto de 2026
André Youssef faz apresentação no 2º Alma Blues Festival em Campinas

André Youssef faz apresentação no 2º Alma Blues Festival em Campinas

7 de agosto de 2026
Novo módulo do Café Filosófico propõe reflexão sobre o impacto das redes sociais

Café Filosófico CPFL reabre temporada de debates com programação em Campinas

6 de agosto de 2026
Paulo Ricardo traz turnê ‘Rock Popular’ a Campinas em show no Santo Rock Bar

Paulo Ricardo traz turnê ‘Rock Popular’ a Campinas em show no Santo Rock Bar

6 de agosto de 2026
Carregar Mais

Mais lidas

  • Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • ‘Rolimã na Rua’ terá edição especial do Dia dos Pais neste domingo, em Valinhos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas abre seleção inédita de projetos para a pessoa idosa

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Motorista morre ao colidir Uno na traseira de um caminhão na Anhanguera, em Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Mulher de 42 anos é morta a facada pelo marido em Valinhos; vítima tinha medida protetiva

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.